"A Nair foi quem me encorajou, se não fosse ela a gente não estaria vivendo esse momento", diz Assis

Livro: "O Homem Infinito"

"A Nair foi quem me encorajou, se não fosse ela a gente não estaria vivendo esse momento", diz Assis

Por Redação em 22/12/2023 - 08:20

Assis Gurgacz, aos 82 anos, empresário em Cascavel com negócios também em outros estados, entre eles Rondônia, tem agora sua história relatada em livro. A família chegou em Cascavel no ano de 1958 e em 1964 fundou a Eucatur. Entre outras empresas, estão a FAG, veículos de comunicação e o Hospital São Lucas. A trajetória de Assis Gurgacz está agora eternizada na biografia "O Homem Infinito". O lançamento do livro ocorreu na quinta-feira (21), na Biblioteca do Centro FAG, e reuniu familiares e amigos para celebrar essa obra escrita pela jornalista e biógrafa Rejane Martins. A narrativa conduz os leitores desde as origens em Cruz Machado (PR), a terra natal, passando pelos desafios enfrentados por Assis até os dias atuais. “Tudo que sou devo a Deus e a Nair. Agradeço à minha família e aos meus amigos que estiveram conosco durante a nossa jornada”, diz Assis

A obra não apenas destaca o sucesso nos setores da agricultura, mineração, saúde, tecnologia e comunicação, mas também revela o ser humano leal, humilde, visionário e dedicado à família.Rejane Martins, autora da biografia, convida os leitores a embarcarem nesta longa e bela estrada, descrevendo Assis como um "homem infinito", cujo legado transcende. O livro é de fácil leitura e enriquecido por um acervo fotográfico significativo da família. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, prestigiou o evento, destacando não apenas a importância de Assis Gurgacz para o desenvolvimento da cidade, mas também como grande exemplo como cidadão. "Eu estou muito feliz em ser o prefeito de Cascavel, neste dia tão especial, e prestar uma homenagem a ele em nome de toda a população. Nós precisamos reconhecer pessoas com valores como o senhor Assis Gurgacz e também toda a sua família", enaltece Paranhos. Após o cerimonial, o evento seguiu com uma sessão de autógrafos. O primeiro exemplar assinado por Assis e Nair Gurgacz foi entregue ao prefeito, como sinal de agradecimento por tudo que a cidade lhes proporcionou. A obra estará disponível na Biblioteca Pública de Cascavel.

... e serão um só

Assis e Nair são um só. Em toda e qualquer oportunidade o casal deixa evidente a cumplicidade construída ao longo de 62 anos de matrimônio. Não poderia ser diferente em um momento tão especial.

"O que eu penso, ele pensa. Um não sabe viver sem o outro. Estou feliz em apresentar esse trabalho. Fomos muito prestigiados e isso enche o coração da gente. Agradeço a Deus por toda a felicidade junto à minha família e por ter colocado o Assis no meu caminho", declara Nair.

"A Nair foi quem me encorajou, se não fosse ela a gente não estaria vivendo esse momento. Tudo que sou devo a Deus e a ela. Agradeço à minha família e aos meus amigos que estiveram conosco durante a nossa jornada", expressa emocionado.

Dádivas

Nenhuma riqueza material equivale à família que Assis e Nair construíram. O caráter de todas as gerações é moldado pelo exemplo do casal. São quatro filhos, sete netos e seis bisnetos.

O filho mais velho, Acir Gurgacz, expõe a gratidão por tudo que aprendeu. "Obrigado por tudo que nos ensinou, não só mandando fazer, mas dando o exemplo. Isso é o que faz a gente ser mais feliz e nos torna mais humanos, dentro da família, com a grande família que são os nossos colaboradores, e com todos os nossos amigos espalhados pelo Brasil. Por onde formos, sempre levaremos o seu exemplo".

"A história dos meus pais é uma história de amor e de muito trabalho. É um dia de muita emoção para a nossa família e sabemos que quem ler vai se inspirar para nunca desistir. Se persistir e acreditar, vai conquistar. É um orgulho muito grande tê-los como meus pais", comenta a filha, Jaqueline Gurgacz Ferreira.

"Parabéns aos nossos dois grandes exemplos de vida. Era o sonho do meu pai deixar essa história registrada, que será lembrada por décadas e estará sempre viva para todos nós", comemora o filho, Algacir Gurgacz.

"Esse livro é sobre a essência do meu pai. Que muitos jovens possam ler e se inspirar nos seus valores, nas suas atitudes, para poder crescer. Apesar de ser um mundo muito diferente, os valores e atitudes continuam os mesmos", recomenda o filho, Assis Marcos Gurgacz.

Irmãos Gurgacz

Assis é o mais velho de dez irmãos. Ailton, Almir, Afonso e Antônio estavam presentes e orgulhosos de mais uma conquista.

"Assis é um homem brilhante, com uma visão incomparável da vida. É motivo de muito orgulho para nós e inspiração para todo o grupo Eucatur, FAG e todas as 56 empresas espalhadas pelo país", reflete Ailton.

"É uma pessoa maravilhosa, não pelo que tem, mas pelo o que é. Nosso grande exemplo, que merece todas as homenagens. A Nair nos ensinou a rezar pela família Gurgacz, que emprega muita gente pelo Brasil, hoje quero agradecer por tudo que eles têm feito por nós e por muitas famílias", diz Almir.

"Eu fui o primeiro funcionário da Eucatur. Comecei em 1964, o Assis dirigia e eu cobrava. Ajudava também na limpeza, desatolar o ônibus. Vi meu irmão a desbravar muitos caminhos por esse país e é muito emocionante estar hoje aqui", relembra Afonso.

Amigos para toda a vida

Ao longo da vida, Assis e Nair conquistaram muitas amizades. Reflexo disso é o saguão da biblioteca lotado de pessoas queridas pela família, que fizeram e fazem parte da trajetória, muitas inclusive contribuíram com suas memórias para o livro, como o empresário Adilson Siqueira.

"Ao meu grande amigos de tantas jornadas, tantas brincadeiras e de tantos trabalhos, desejo toda a felicidade do mundo. Você merece muito pelo que fez e pelo que faz. Gratidão pelo seu legado que será eternizado para a família e amigos".

"É um grande chefe de família, excepcional amigo, eu queria que o mundo tivesse mais Assis Gurgacz para multiplicar essa vontade de realizar, de fazer as coisas acontecerem", descreve o agropecuarista e amigo Ibrahim Faiad.

"Eu sou muito grata por ter conhecido Assis na minha juventude e por ele ter feito parte da minha vida profissional e pessoal durante esses 50 anos. Eu quero que ele continue inspirando tantas pessoas como me inspira", comenta a amiga e arquiteta Solange Smolarek, atual coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG.

Como adquirir

Os exemplares do "O Homem Infinito" estão disponíveis para venda na Tesouraria do Centro FAG. Informações pelo telefone 45 3321-3917. 

Fonte: Alerta Paraná, texto do jornalista Toninho Sbardelotto e fotos da Catve.

Notícias da mesma editoria