A única segurança é você
Pixabay

Opinião

A única segurança é você

Por Gilson Aguiar em 18/02/2021 - 09:56

Estamos sempre à procura de segurança. Nos sentimos melhor quando temos a garantia de como as coisas vão ser no futuro. Caminhamos confiantes e preparados.

Mas, quando o futuro é um ponto de interrogação? E isto é condição para a maioria de nós. 

A insegurança é uma sombra. Isto mesmo, ela nos persegue, mas reflete o que somos. Pode nos dominar se não temos uma orientação, um sentido. Quando nossa preocupação tem foco, a insegurança é uma companheira, mas não é determinante. 

Não podemos prever o futuro, claro. Tem muitas coisas que não dependem de nós. Não apenas nosso comportamento será o fator determinante para o contexto e condição que vivemos se realizarem. 

Porém, vale lembrar, se temos uma ação determinante, na busca do que desejamos de forma ciente e consciente, o que se relaciona conosco tende a conspirar em nosso favor. O que não significa que irá acontecer como queremos. 

Não estou aqui para dizer que se desejamos algo e mentalizamos de forma positiva sua realização ela vai acontecer. O mundo não conspira a nosso favor, somos nós que criamos possibilidades de acerto na medida em que estamos “focados” na buscando a realização do que queremos. Resumindo, buscar estar no lugar certo na hora certa.

Vamos dizer que podemos aumentar as nossas possibilidades na medida em que somos opção possível. Vale para as coisas da vida profissional como na vida pessoal. Olhando a minha volta e percebendo o ambiente que frequento e encontro, qual a possibilidade dos meus interesses se realizarem? Qual a possibilidade de minha intervenção para criar estas condições?

Muitos consideram que a saída é ir atrás da oportunidade. Também é válido o ato de construir a oportunidade onde você está. Não é porque estou em um ambiente desqualificado que devo sair dele. Posso qualificá-lo também. 

Por isso, o que você quer?

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria