Agentes de Endemias vistoriam domicílios para levantamento sobre infestação de dengue em Cascavel
Imagem Secom

LIRAa

Agentes de Endemias vistoriam domicílios para levantamento sobre infestação de dengue em Cascavel

Por Fran Tiem em 16/10/2023 - 16:00

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, através do Setor de Controle de Endemias, realizará até quarta-feira (18), o 4º LIRAa, o Levantamento de Índice Rápido e Amostral de Infestação por Aedes Aegypti. Os agentes de endemias vão vistoriar cerca de 4.750 imóveis neste período para apurar o índice de infestação no Município. Atualmente, Cascavel tem 3 casos confirmados da doença neste novo ano epidemiológico. 

No 3º ciclo do LIRAa realizado em maio deste ano, o Município registrou índice de 2,6% (médio risco) para infestação. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 119 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município. 

Durante a realização do LIRAa é realizada a técnica de pesquisa larvária, onde são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim, mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente. 

A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria para fazer um levantamento preciso da dengue em Cascavel.

A atividade é fundamental para atualizar o índice de infestação por Aedes no Município. A partir dos dados, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco. 

No ano epidemiológico 2022/2023 (31 de julho de 2023 a 30/07/2023) no Município, foram registradas para dengue 7.404 notificações e 159 casos confirmados, conforme  Informe Epidemiológico.

O combate à dengue é dever de todos e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

Notícias da mesma editoria