Ambiente e pessoas podem ser falsos, como muita coisa na vida
CBN Cascavel

Opinião

Ambiente e pessoas podem ser falsos, como muita coisa na vida

Por Gilson Aguiar em 04/02/2022 - 15:51

O desembargador Yedo Simões, do Tribunal de Justiça do Amazonas, viveu um momento “constrangedor” e revelador. Enquanto participava de uma sessão do tribunal, seu fundo falso de uma biblioteca caiu. Ou seja, não era real, era falsa a estande de livros. Seria então o desembargador um falso intelectual?

A questão não se responde somente por ter um fundo falso. Yedo Simões argumentou que usava o fundo porque muitas pessoas em sua casa circulam pelo espaço que ele precisa de privacidade para participar das reuniões on-line. Logo, seria uma forma de ter um espaço sem interferência. Ele pode ter falado a verdade, mas o fundo continua falso.

A situação aparentemente não constrangeu o desembargador. Ele se levantou, ao ver o fundo cair, levantou e recolocou a estande falsa de livro no lugar. E vida que segue, a sessão continuou. Nenhum dos demais desembargadores que estavam na reunião remota demonstraram qualquer espanto com a situação de Yedo Simões.

Mas o que importa aqui é sempre lembrar que a falsidade do fundo se denuncia quando ele cai, mas não significa que todos os que não caíram são verdadeiros. Há muita falsidade por aí. E não sou poucas. Confiamos na aparência para legitimar nossa esperança de que o fundo seja a confirmação do personagem em evidência. Os intelectuais se expressam em ambientes adequados, a biblioteca ao fundo é o principal deles.

Mesmo que as bibliotecas não sejam tapumes ilustrados, como no caso do desembargador amazônico, e sim uma realidade, o personagem a frente dela pode não ter lido os livros. Nada confirma que seja realidade a qualidade de quem está nele. Este não é um mal somente de desembargadores ou dos intelectuais midiáticos. Há muita gente nesta situação.

Esta prática se chama ambientação. Estamos sempre associando lugares a pessoas. Esta é uma condição fundamental desta busca que desejamos de ter realizada a lógica superficial sem ter que se aprofundar para comprovar o que as aparências enganam. Não temos tempo nem competência para saber.

Sempre é bom ficar mais atento ao que a aparência expressa e nem sempre se comprova na eficiência das relações. E se você pensar, isso acontece em muitos lugares e em diversos momentos de nossas vidas.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria