Aumento no número de acidentes de trânsito motiva convocação de audiência pública

Trânsito

Aumento no número de acidentes de trânsito motiva convocação de audiência pública

Por Fran Tiem em 02/11/2021 - 11:00

Na próxima quarta-feira (03), a partir das 14h, os vereadores Policial Madril, Pedro Sampaio, Sadi Kisiel e Dr. Lauri conduzem uma audiência pública que tem por objetivo debater a segurança no Trânsito de Cascavel. Os parlamentares estão preocupados com os altos índices de acidentes de trânsito e mortes registradas em 2021. Até o momento, aproximadamente 50 pessoas já foram vítimas do trânsito na cidade, especialmente motociclistas.

Foram convidados para tratar do assunto o Tenente Nathan Broetto Cruz, comandante do Pelotão de Trânsito do 6º BPM, Antônio Volmei dos Santos, secretário de Segurança Pública do Município de Cascavel-PR; Major Amarildo Roberto Ribeiro, coordenador do Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel-PR; sargento Jorge Luiz Pinheiro, chefe da 7ª Ciretran (Detran-PR); Ricardo Schneider, inspetor-Chefe da Polícia Rodoviária Federal da 4ª Delegacia de Cascavel-PR; Fernando Zamoner, delegado-Adjunto da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel-PR e Simoni Soares, presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel-PR (Transitar), que vai apresentar dados e explicar quais são os principais problemas de trânsito na cidade e quais as soluções que vem sendo estudadas pelo Poder Público para resolvê-los.

Alguns indicadores chamam a atenção, como por exemplo, o aumento de 77,27% no número de acidentes envolvendo pedestres e 170% de aumento no número de pedestres feridos. O número de mortes de ciclistas subiu 300% e de ciclistas feridos saiu de 31 para 41, um aumento de 28%. Em relação aos motociclistas, o número de acidentes registrados aumentou mais de 50% e o número de feridos pulou de 306 para 517, com o número de mortes crescendo 18%. Os dados são da Transitar e comparam os meses de janeiro até setembro de 2020 e 2021.

“Queremos saber que fatores influenciaram nestes dados, como por exemplo, a escolha de novos modelos de transporte como bicicleta e moto em razão da pandemia. Muitas ações educativas e de fiscalização podem ser implementadas e é preciso entender se este problema está acontecendo só em Cascavel”, explica o vereador Policial Madril, um dos proponentes da audiência.

A população está convidada a participar e pode acompanhar ao vivo a audiência pública pelo Facebook e pelo Youtube da Câmara de Cascavel.

Assessoria de Imprensa/CMC

 

Player Ouça

Notícias da mesma editoria