Cascavel debate sobre novo modelo de concessão para o transporte público
Foto: Fran Tiem

Transporte

Cascavel debate sobre novo modelo de concessão para o transporte público

Por Fran Tiem em 18/12/2021 - 14:00

Usuários do transporte público discutiram hoje (18) a elaboração do novo modelo de concessão do transporte coletivo do município. A audiência pública do Transporte aconteceu no Centro de Eventos (Anfiteatro Emir Sfair).

A participação ocorreu de forma presencial e online. 

 

Player Ouça

Saiba sobre o modelo apresentado:

 

Frota exigida

Básico (comum); Midiônibus; Low Entry (com motor traseiro, maior conforto térmico em função da altura interna, acesso em nível e embarques e desembarques mais ágeis); e articulado elétrico (com motor traseiro, com acesso em nível e ar-condicionado). Durante a incorporação dos novos veículos, poderão ser utilizados veículos com até dez anos.Operação de frota pública: cada lote receberá 5 articulados elétricos adquiridos pelo Município. Os custos de operação e manutenção são de responsabilidade dos operadores.Para os ônibus estão previstas seis câmeras por ônibus; wifi; aviso sonoro de paradas e um Centro de Monitoramento (CCO) dos terminais.A nova concessão traz outra novidade, que são as linhas distritais. Essas serão implantadas gradativamente, durante o contrato de concessão.Serão implantados indicadores de desempenho para cumprimento de escala; pontualidade de escala; satisfação do munícipe e disponibilização de informações, as quais refletem na remuneração do concessionário.

Operação 

A partir da emissão da ordem de serviço, o início da operação se dará em 180 dias.Os vencedores deverão implantar, ainda, no prazo de até 150 dias do recebimento da ordem de serviço, todos os equipamentos necessários para o Centro de Controle e Operação – CCO, que será montado e operado na sede operacional da Transitar.Serão feitos também estudos para adoção de combustíveis alternativos, visando à utilização do gás natural, biodiesel, tração híbrida (elétrica/diesel), célula de hidrogênio, entre outras, deverão constituir-se em possibilidades concretas a médio e longo prazo.

Notícias da mesma editoria