Cascavel vai participar de discussão nacional sobre potabilidade da água
Tatiane Bertolino

SURTO DE DIARREIA

Cascavel vai participar de discussão nacional sobre potabilidade da água

Em 01/08/2019 - 11:39

O Ministério da saúde deve avançar com a discussão para mudança na portaria 2914 de 2011, que regulamenta a potabilidade da água. O assunto já estava em debate e ganhou força com uma investigação realizada pelo ministério sobre o surto de diarreia registrado no início deste ano em Cascavel, no Paraná. O relatório identificou a existência de um protozoário que não sai nem mesmo após o tratamento da água. Para a médica de vigilância em saúde da 10a regional de saúde de Cascavel, Lilimar Mori, a legislação precisa ser mais dura no controle da qualidade da água.

No início de 2019, Cascavel registrou mais de 800 casos de diarreia em apenas uma semana. Isso fez com que a secretaria de saúde do município desenbolsasse mais de 1,6 milhão de reais para dar conta da demanda na saúde pública. Segundo a diretora da vigilância em saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, Beatriz Tambosi, foram vários meses de trabalho para identificar o problema.

Segundo a Secretaria de Saúde, a Sanepar, que faz o trabalho de fornecimento e tratamento da água em Cascavel, sabia do problema. A Secretaria de Saúde disse que vai pedir à empresa um reembolso dos gastos, por meio de serviços. A Sanepar  disse, por meio de assessoria de imprensa, que não vai se pronunciar sobre o assunto, apenas por meio de nota, que deve ser divulgada à imprensa em breve.

A partir do resultado, a Secretaria do Meio Ambiente também planeja ações para melhorar a qualidade da água, mas pede colaboração  da população. Os dados foram divulgados durante reunião realizada na Câmara de Veradores, nesta quinta-feira (01).

Player Ouça a reportagem
Player Ouça a entrevista com o vereador Celso Dal Molin, que propôs a reunião.
Player Ouça a entrevista com o secretário de Meio Ambiente, Wagner Seit, sobre as ações que serão realizadas.

Notícias da mesma editoria