Categorias manifestam contra reforma da Previdência no Centro de Cascavel
Tatiane Bertolino

SINDICATOS

Categorias manifestam contra reforma da Previdência no Centro de Cascavel

Em 11/06/2019 - 11:58

Cerca de 600 pessoas se reuniram na manhã desta sexta-feira, em Cascavel, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, para uma manifestação contra a reforma da previdência e contra o contingenciamento de gastos na Educação. O protesto foi organizado por sindicatos de algumas categorias, que estiveram presentes com faixas e cartazes para mostrar a indignação. Alunos também estiveram presentes.

O presidente do Sinteoeste, sindicato dos trabalhadores técnicos da Unioeste, Universidade estadual do Oeste do Paraná, Jean Carlo Tozo, explica o que motivou o protesto.

Segundo a presidente da Adunioeste, o sindicato dos professores da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Lilian Porto, a maioria dos professores aderiu à manifestação.

A maior parte dos alunos da Unioeste está sem aula. Segundo a assessoria de imprensa da Universidade, nos cinco campi da instituição, foz, marechal, Francisco Beltrão, cascavel e Toledo, não ocorrem a maioria das aulas. Os setores administrativos dos campi e da reitoria funcionam normalmente. Os serviços do Hospital Universitário do Oeste do Paraná não realizados normalmente, assim como os atendimentos nas clínicas de Odontologia e Fisioterapua do Câmpus de Cascavel.

Professores de escolas estaduais também aderiram à paralisação. A secretaria de Estado da Educação deve divulgar, ainda durante a manhã desta sexta-feira, o balanço dos colégios afetados pela paralisação. No âmbito municipal, cerca de dois mil professores aderiram ao protesto, conforme explica a presidente do Siprovel, sindicato dos professores municipais de Cascavel, Josiane Maria Vendrame.

 

Em nota, a secretaria de educação do município esclarece que a paralisação desta sexta-feira é uma iniciativa dos trabalhadores. A Semed ressalta que as unidades escolares devem assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos e será necessária reposição das aulas. Os pais foram comunicados da decisão de paralisar, por meio das próprias escolas e CMEIS. Das 62 escolas do Município, a secretaria conseguiu retorno de 47 unidades. Destas, 41 dispensaram os alunos e quatro atendem normalmente. Com relação aos CMEIs, o levantamento ainda é realizado.

 

ATUALIZAÇÃO

Novas informações sobre as unidades educacionais da Rede Municipal: até agora 46 escolas confirmaram a dispensa de alunos. O número de escolas que atende normalmente ou parcialmente segue o mesmo. Dos Cmeis, foi possível confirmar com 38 unidades até o momento, destas 35 dispensaram alunos  e três (Raio de Luz, Arco Íris e Padre Luiz Luise) estão atendendo. A nota é da assessoria da Secretaria Municipal de Educação.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria