Coronel Romulo Marinho deixa o cargo de secretário de Segurança
Foto: SESP

Paraná

Coronel Romulo Marinho deixa o cargo de secretário de Segurança

Por Redação via Assessoria em 27/04/2022 - 12:00

Dando sequência às mudanças no Secretariado, que iniciaram neste mês de abril, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (27) a troca do comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Romulo Marinho Soares deixa o cargo e será substituído por Wagner Mesquita, que estava na direção-geral do Detran.

Delegado da Polícia Federal, Wagner Mesquita assume o cargo pela segunda vez. Ele já trabalhou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e possui mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública.

Marinho deixa a pasta após ter iniciado um plano de modernização de R$ 2 bilhões, que contou com a retomada da construção de presídios, entrega de equipamentos (viaturas, armas e coletes), modernização das carreiras das forças de segurança, implementação do Departamento de Polícia Penal e retirada definitiva dos presos do Paraná da administração da Polícia Civil, encerrando desvio de função que se arrastava há anos.

A Secretaria também acumula bons índices de redução de crimes, principalmente roubos e mortes violentas, e foi fundamental para a execução do planejamento estadual de combate à pandemia do coronavírus e da crise hídrica, colaborando, de maneira pró-ativa, para salvar inúmeras vidas. Marinho também ajudou a construir um bom relacionamento com o governo federal, via Ministério da Justiça e Segurança Pública e Forças Armadas.

"Ele fez mudanças importantes na Secretaria, que refletiram em melhores indicadores de segurança pública e proteção da sociedade. A partir de agora, vai cumprir uma nova missão", disse o governador.

Mesquita assume as funções nesta semana. O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e ex-superintendente da PRF no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran.

Notícias da mesma editoria