"É o quinto trimestre consecutivo de PIB em território positivo, deve seguir nessa toada"

Economia

"É o quinto trimestre consecutivo de PIB em território positivo, deve seguir nessa toada"

Por José Roberto Benjamin em 06/06/2022 - 12:08

Em entrevista à CBN Cascavel nesta segunda-feira (06) Henrique Mecabo, mestre em Economia, comentou sobre os últimos números da economia brasileira e vê boas pesperctivas para os próximos meses "guardadas as devidas proporções, diante do atual cenário com inflação alta, conflito no leste europeu, entre outras situações de possíveis incertezas".

O Brasil gerou 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano, informou nesta segunda-feira (6) o Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (06) boletim parcial do Relatório Focus e o mercado prevê uma inflação de 8,89% neste ano, alta de um ponto percentual em relação ao último boletim completo, publicado em 2 de maio.

A publicação semanal do Focus está sendo afetada há meses pela greve dos servidores do BC, que reivindicam reajuste salarial de 27% e mudanças na carreira. No último relatório completo, divulgado há cinco semanas, a expectativa para a inflação deste ano era de 7,89%.

A estimativa das mais de 100 instituições financeiras consultadas pelo BC para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 2022 está muito acima da meta, que é de 3,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual (ou seja: a meta será cumprida se o índice ficar entre 2% a 5%).

A divulgação parcial desta segunda também mostra que o mercado agora projeta um crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022.

As instituições financeiras estimam uma taxa básica de juros de 13,25% ao ano no fim de 2022 (uma alta de 0,5 ponto percentual). Para o câmbio, a projeção é de US$ 1 = R$ 5,05 no final dos dois anos.

Player Ouça Henrique Mecabo, Mestre em Economia

Notícias da mesma editoria