Educar e influenciar são sinais de liderança
CBN Cascavel

Opinião

Educar e influenciar são sinais de liderança

Por Gilson Aguiar em 03/03/2022 - 11:00

Liderança não é o mando, a imposição e a palavra final. Por mais que este perfil tem uma leva de simpatizantes e seguidores. Os idolatras deste perfil autoritário consideram que aos exercê-lo o “líder” demonstra tem um “caráter forte”. Um mal-educado sendo valorizado. A infeliz tendência da atualidade é valorizar os “cães” na condução dos homens. Chamaria esta tendência de “inversão da coleira”.

Para quem é de uma geração onde a família tradicional predominava, com todo o seu patriarcalismo, o pai, senhor absoluto se impunha sobre seus filhos e esposa. Mães foram importantes na articulação da vida familiar. Mesmo sem o título da autoridade eram elas que influenciavam decisões e atendiam as necessidades das famílias. Quem era então o verdadeiro líder?

Nossas mães eram líderes, nossos pais autoritários. A vida não se faz da ordem, mas da capacidade de incentivar para a ação necessária. Governar pelo medo alimenta inimigos. Por isso, ditaduras não duram muito. Ao longo do tempo germinam rancores. Da forma autoritária que se impõe acabam sendo derrubadas.

Líderes deixam exemplos e quando ficam na memória são por nos orientarem para uma vida inteira a conduta com a qual devemos compreender a vida. Hoje, somos mais carentes de uma liderança eficiente que nos permita desenvolvimento e não constrangimento. Por isso, repense seus conceitos de liderança.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria