Envelhecer sim, vicar velho nunca
CBN Cascavel

Opinião

Envelhecer sim, vicar velho nunca

Por Gilson Aguiar em 14/02/2023 - 08:23

Vamos falar de gestão? Vamos falar de gestão da vida. Principalmente quando ela chega no que se chama de terceira idade. Ficar idoso. Porém, sem ficar velho. Chegar a uma certa idade sem estar ultrapassado e limitado pela tecnologia. É possível gestar isso.

Sou cara com mais de cinquenta, meus pais já beiram os 80. Meu sogro e minha sogra estão na mesma faixa de idade.

O engraçado é a relação que eles têm com os dispositivos digitais. Enquanto minha sogra dá um show, tem até conta no Instagram na qual divulga seu trabalho com tricô, meu sogro prefere não arriscar nas redes sociais e manuseia bem os aplicativos de comunicação.

Meus pais estão longe disso. Minha mãe aprendeu recentemente a usar o WhatsApp, já meu pai, aprendeu e esqueceu.

Neste mundo digital, minha sogra é uma exceção e meu sogro um sobrevivente. Minha mãe uma esperança de inclusão e meu pai um isolado.

Precisamos mudar isso, no mundo digital os idosos estão distantes da inclusão. Hoje, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o país tem 37 milhões de pessoas com mais de 60 anos e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 31,1% sabem usar a internet.

Os idosos da minha família são uma exceção. Eles, mesmo assim, sofrem as consequências de não terem acesso pleno aos serviços que a internet oferece.

Existem formas de inclusão que estão disponíveis a esta população. A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) oferece cursos gratuitos no Youtube para que as pessoas com mais de 60 anos possam aprender a usar aplicativos.

O programa de inclusão foi acessado no ano passado por mais de 15 mil idosos. Ainda é pouco. Apenas pessoas de 27 cidades do Paraná acessaram o programa e estão aprendendo com aplicativos que são oferecidos para terem acesso a informação.

Cada um de nós, estando ou não na terceira idade, deve contribuir com esta inclusão. Orientando pessoas ou, caso seja alguém na chamada “melhor idade”, buscando ingressar neste programa.

As limitações de pessoas com mais de 60 anos aumentam conforme a idade avança. Claro, as futuras gerações de idosos estarão cada vez mais aptas e familiarizadas a ingressar no ambiente digital. Porém, os nossos analógicos de hoje podem ser incluídos para terem uma terceira idade tranquila.

Ser idoso é viver muitos anos, agora, envelhecer é perder o bonde, não ter mais a condição de ativo e isso pode não acontecer em nossas vidas, desde que estejamos preparados para isso.

Vale lembrar, segundo os dados do Dieese, que 18,5% dos que tem mais de 70 anos ainda trabalham e 75% deles ainda contribuem para a renda familiar. Logo, eles contam e ainda pagam as contas.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria