"Eu acho que nós vamos ter as eleições mais 'sangrentas' dos útimos tempos", diz Senise

Inteligência Artificial

"Eu acho que nós vamos ter as eleições mais 'sangrentas' dos útimos tempos", diz Senise

Por José Roberto Benjamin em 11/04/2024 - 12:02

Em entrevista à CBN Cascavel nesta quinta-feira (11) Marcelo Senise, sociólogo e marketeiro, especialista em Comportamento Humano e em Inteligência Artificial, fundador do Instituto Brasileiro para a Regulamentação da IA, falou dos possíveis impactos positivos e negativos dos conteúdos digitais nas próximas eleições. "É possível indentificar com mais precisão e agilidade as fake news e punir os responsáveis, os que produzem e os que repassam. O candidato poderá ser desmascarado mesmo durante a campanha. E em caso de vencer a eleição, comprovando, perderá o mandato". Senise também falou das trocas de "farpas" entre o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). "Os dois lados estão equivocados", diz o sociólogo. Ao responder dúvidas de ouvintes, Marcelo Senise foi perguntado, entre outros questionamentos, a respeito da liberdade de expressão. "Você tem que ter liberdade de expressão, mas você tem que se responsabilizar pela sua expressão".

Player Ouça Marcelo Senise, sociólogo, marketeiro e especialista em IA

Conheça a programação do Compol PR 2024,que nesta edição também inclui preparação intensa para as eleições

Novidade é o evento paralelo para a capacitação de candidatos com os maiores especialistas do país. Evento promete agitar o meio político e publicitário do Paraná

 Após intensos meses de preparação, foi divulgada a programação definitiva do Compol PR 2024 - maior congresso de comunicação política e institucional do Brasil, que acontece em Curitiba nos dias 15 e 16 de abril. Com uma abordagem abrangente parte de sua programação está focada nas próximas eleições, o evento promete ser um marco para os profissionais da comunicação e também aos aspirantes do campo político. Ênfase para a área institucional, que contará com a presença da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que fará a palestra magna de abertura do evento nas vésperas de assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Realizado poucos meses antes das eleições municipais, o Compol PR dedicará em evento paralelo atenção especial à preparação de candidatos, com vários especialistas em capacitação para enfrentar os desafios do cenário. Amplamente reconhecido como o maior treinador de políticos do Brasil, Fred Perillo traz sua experiência em comunicação política e institucional, abrindo um ciclo de palestras que prometem ser enriquecedoras e transformadoras. "No Brasil, existe uma cultura de se investir em todas as áreas da campanha, especialmente no marketing. Entretanto, muitas vezes se esquece da preparação do próprio político", destaca Perillo.

A Inteligência Artificial (IA) também terá destaque durante o Compol PR 2024, marcado pela posse da primeira diretoria do recém-criado Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA). Além disso, a palestra de Marcelo Senise, marqueteiro e autoridade na aplicação da IA na comunicação política, está entre os pontos altos do evento. Senise, que desempenhou um papel crucial na proposta e regulamentação da IA pelo TSE, diz que o país vive um momento crucial. A Inteligência Artificial tem o poder de transformar radicalmente a forma como nos comunicamos e fazemos política. Estou entusiasmado por compartilhar insights valiosos sobre essa tecnologia e seu impacto no cenário político atual", ressalta Senise.

Entre os palestrantes também figuram nomes influentes do meio político, como o deputado federal Mersinho Lucena da Paraíba, o deputado estadual Alexandre Curi, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) Edimar Aparecido dos Santos e o vereador Marcello Fachinello. A programação desta edição destaca uma preocupação especial em contemplar as eleições, com uma série de palestras focadas na preparação dos candidatos para o pleito. Também participam secretários estaduais de Comunicação de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, trazendo insights valiosos sobre as estratégias de comunicação no cenário público atual.

A programação terá ainda a presença de Lucas Pimenta, proprietário da Escola de Políticos, portal de cursos online para políticos do país; Emerson Saraiva, do Eleja-se, portal de preparação de marqueteiros e estrategistas políticos focado na comunicação e marketing eleitoral; e o irreverente Fabricio Moser, reconhecida autoridade na área de mobilização política.

“Eleição não é brincadeira para amadores. A cada ano, políticos que não entendem a importância do marketing político ficam sem seus mandatos e os que entendem conquistam esses espaços. Não adianta chorar. É preciso aprender a fazer e o Compol é o melhor espaço para isso”, ressalta Lucas Pimenta.

Com uma programação diversificada e repleta de especialistas de renome, o Compol PR 2024 promete ser um evento imperdível para todos aqueles que buscam se aprimorar na arte da comunicação política e institucional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento: https://Compolbrasil.com.br/Compol-parana/

Programação Paralela ao Evento Oficial – Treinamento para os Futuros Candidatos

Inovação na programação paralela ao Compol: atendendo a diversos pedidos, a organização autorizou a realização de um curso intensivo de 8 horas focado no treinamento de candidatos políticos. Este treinamento é considerado vital para uma boa performance eleitoral. O curso acontecerá simultaneamente ao Compol no dia 16 e terá apenas 100 vagas disponíveis para políticos e aspirantes. Segundo Fred Perillo, esta é uma contribuição relevante, com baixo custo, para a melhoria da performance eleitoral dos futuros candidatos. O valor do treinamento é de R$1.150,00 por pessoa. As inscrições para o treinamento poderão ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp, no número (48) 9113-8628.

SERVIÇO

Para mais informações e inscrições, acesse https://www.blueticket.com.br/evento/34352  

Notícias da mesma editoria