Hoje é o dia da Pizza
Imagem ilustrativa Livre Pixabay

Gastronomia

Hoje é o dia da Pizza

Por Fran Tiem em 10/07/2020 - 20:00

O Dia Nacional da Pizza é celebrado neste dia 10 no Brasil e, para comemorar a data, anualmente, antes da pandemia de Covid-19, restaurantes, pizzarias e estabelecimentos em várias cidades do país realizavam promoções e festivais.

A tradição italiana é tão apreciada, que a Unesco elegeu em dezembro de 2017 a arte dos pizzaiolos napolitanos como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo – fica atrás apenas de Nova Iorque.

Segundo dados Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo.

Além de gostosa, a pizza é unânime em qualquer lugar. Até onde há confusão, quando tudo não chega a lugar nenhum, a situação "acaba em pizza".

Com pandemia, nada de se reunir em pizzarias e nem de comer aquele rodízio, para quem gosta de vários sabores de única vez. Porém, não há como ficar sem essa delícia.

Em Cascavel, mesmo com os estabelecimentos fechados, é possível pedir o seu sabor favorito pelo telefone e comer em casa.

O Clademir Caetado de Jesus é dono de uma das mais tradicionais pizzarias de Cascavel, localizada na região Leste . Ele diz que com a pandemia teve que dobrar o número de moto entregadores, e ainda contou quais são as pedidas.

Player Ouça Clademir Caetado de Jesus

Outra pizzaria no centro de Cascavel está com o rodízio fechado, mas o delivery também segue entregando as pizzas com sabores mais tradicionais e com desconto durante a semana. Dos sabores mais exóticos há o de geleia de abacaxi com pimenta, que é um dos mais apreciados, segundo o gerente Adilso da Silva Caldera.

Player Ouça Adilso Caldera

Para quem gosta de massa caseira, mas não tem muita prática na cozinha, ensinamos uma receita de pizza de liquidificador.

Será preciso:

1 xícara (chá) de leite

1 ovo

meia colher (chá) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de farinha de trigo

meia colher (chá) de fermento em pó

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma redonda para pizza (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos.

O recheio é por conta do cozinheiro e da turma de casa.

Distribua os ingredientes favoritos sobre a massa e leve ao forno até derreter o queijo.

Notícias da mesma editoria