Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop)  acompanhou doação de 41 órgãos em 2020
Assessoria

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) acompanhou doação de 41 órgãos em 2020

Por Cristina em 29/09/2020 - 17:30

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) enfatiza a importância de falar sobre o tema.
Somente nesse ano, 27 famílias foram entrevistadas na instituição para realizar o aceite da doação. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Paraná mantém a liderança em número de doadores por milhão de população.
No Huop, foi acompanhado nesse ano a doação de 41 órgãos: sendo 14 rins; 1 pâncreas; 4 pulmões; 2 fígados; 2 válvulas cardíacas; e 18 córneas.
Nesse ano, o Huop também foi destaque na captação de pulmão. Até o momento foram 4 captações na história da instituição, sendo 2 realizadas em 2020.
“Todas as famílias, em que o paciente tem os critérios para ser um possível doador, são entrevistadas. Nesse momento, temos muitos relatos de familiares que dizem que o paciente tinha esse desejo, e isso ajuda na tomada de decisão, tendo em vista que é um momento difícil. Por isso, é importante falar sobre isso". A afirmação é da coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Elaine Padilha. Ela falou ao programa CBN Cascavel 2ª Edição (2ª a 6ª feira, das 15h às 17h), nesta terça-feira (29) a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Elaine Padilha,e enfatizou que são seguidos rigorosos critérios na avaliação dos pacientes para que seja oportunizada a doação com segurança, mesmo neste momento da pandemia.

 

Com assessoria

Player Ouça ouça o áudio
Player Ouça ouça o áudio

Notícias da mesma editoria