Independência é mudança
CBN Cascavel

Opinião

Independência é mudança

Por Gilson Aguiar em 04/09/2023 - 08:00

O sentido da independência

Por que se quer ser livre? Para poder mudar. Este é o sentido do que se deseja com a liberdade de ação. Poder romper com o que nos prende. Acabar com as imposições e superar descontentamentos.

Para se ter independência deve-se ser indignado com a vida que se tem e lugar para que uma outra seja construída. Saber que não precisamos nos manter subordinados aos senhores e, por fim, sermos senhores de nós mesmos.

Vamos comemorar nesta semana, na próxima quinta-feira, a Independência do Brasil. Um país. Claro, isso não é a mesma coisa que a emancipação de um ser humano.

Independência também são de pessoas

Nós, reles mortais, desejamos a nossa independência, a financeira, emocional e, no caso que falamos da pátria, mas também de nós, muitas vezes, a independência política. 

Por isso, devemos sempre lembrar que a independência de fato é mudar. Não mudar de qualquer forma ou fazer qualquer coisa que se deseja. Fazer o que é necessário. Aquilo que ao longo do tempo se justifica como a superação definitiva de nossos limites.

Contudo, vale a pena lembrar, independência é mudança, mudança exige consciência do que se quer e do que se precisa. Logo, a ação de mudar tem direção e responsabilidade. Não é merca vontade.

Logo, se queremos a mudança, se desejamos mudar, há que se conhecer, saber quem se é, do que realmente se necessita. E por fim, partir para a ação e conquistar definitivamente a independência tão desejada.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria