Lar Cooperativa encerra 2021 com números otimistas
Acervo Lar Cooperativa- lar.ind.br

Economia

Lar Cooperativa encerra 2021 com números otimistas

Por Cristina em 17/12/2021 - 18:00

A Lar Cooperativa reuniu a imprensa para apresentar resultados e planejamento para o próximo ano.

Uma retrospectiva de 2020 e 2021 foi o primeiro assunto abordado pelo diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues em sua conversa com a imprensa regional. De maneira muito dinâmica e clara, o dirigente apresentou o quanto a Cooperativa cresceu, investiu, se estruturou, ampliou sua produção.

Durante o encontro diversos assuntos novos foram abordados: Lar Credi, Lar Máquinas, curso superior em Gestão Integrada de Agronegócios e o Conselho Consultivo.

A Lar Cooperativa de Crédito – Lar Credi, já completou cinco meses de atuação e conta com 15 postos de atendimento no Paraná e Mato Grosso do Sul. De acordo com o dirigente a Cooperativa está crescendo gradativamente, já são mais de 3.000 sócios e cada vez mais irá oferecer opções voltadas a área agrícola, para atender os mais de 12 mil associados da Lar e mais de 23 mil funcionários.

Em janeiro, como tradicionalmente, a cooperativa fará a distribuição do excedente de capital, inclusive para os funcionários.

Player Ouça ouça o áudio

Irineo enfatizou que a Lar, por meio de sua universidade, vem ofertando cada vez mais opções de capacitação aos associados e funcionários. A grande novidade e inédita no ramo cooperativista, é ofertar um curso de nível superior. “Nosso objetivo não é formar pessoas para o mercado de trabalho, queremos preparar nossos associados e seus filhos para uma gestão eficaz de suas propriedades”, explicou Irineo ao mencionar que o curso terá noções de Agronomia, Veterinária, Administração e Engenharia de Produção.

Player Ouça parte 2

A grande facilidade é que as aulas, com duração de três anos, serão em sua grande maioria EaD, com a possibilidade de estudar no conforto de sua casa e com flexibilidade de horários. O curso, em parceria com a PUC – Campus Toledo, receberá subsídio do Sescoop/PR para subsidiar mais de 60% do valor da mensalidade para quem reside no Paraná e obtiver as 250 melhores notas.

Irineo da Costa Rodrigues falou também sobre a constante preocupação da cooperativa na inovação e empregabilidade como isso é colocado em prática.

Player Ouça parte 3

Altos custos e superação

O diretor-presidente mencionou os altos custos enfrentados no decorrer do ano de 2021. Dentre os principais estão os combustíveis, frete e energia elétrica, sem mencionar as despesas extras decorrentes da pandemia da Covid-19. De acordo com Irineo no auge de casos de Covid foi necessário contratar 3 mil funcionários extras, para substituir no trabalho aqueles que estavam afastados por sintomas suspeitos ou pertencerem a grupos de risco.

Também foram tema do encontro as expectativas de desempenho econômico para 2022 e o planejamento estratégico até o ano 2030. Em dois anos a cooperativa investiu praticamente 2 bilhões de reais.

Player Ouça parte 4

Campanha

O presidente da Lar Cooperativa encerrou a reunião com comunicadores apresentando em primeira mão a nova campanha de vendas, que entrará em vigência no dia 02 de janeiro. Protagonizada por Michel Teló, a campanha oportunizará R$500 mil em prêmios sorteados entre os clientes que adquirirem os produtos Lar.

Notícias da mesma editoria