"Alguns colocam o Tribunal como ferramenta política de vingança"
Arquivo

Lava Jato

"Alguns colocam o Tribunal como ferramenta política de vingança"

Por José Roberto Benjamin em 13/04/2022 - 12:27

Na CBN Cascavel, nesta quarta-feira (13), o senador Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado, fez duras críticas a iniciativa do TCU. Segundo o ministro Bruno Dantas, relator do caso, houve gasto excessivo no pagamento de diárias e passagens usadas por Janot e dois procuradores que chefiaram a operação em Curitiba. Portanto, os recursos deverão ser devolvidos. "É uma conspiração visível no país contra os que combatem a corrupção", diz Alvaro Dias.

 

Player Ouça Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado

O Tribunal de Contas da União deve enviar boletos de R$ 2,78 mi para Janot e Dallagnol devolverem dinheiro público gasto na Lava Jato. Os ex-procuradores defendem autonomia do Ministério Público e dizem que Lava Jato recuperou 7,5 mil vezes o que foi gasto com a investigação.

NOTA OFICIAL 

Bancada do Podemos no Senado

Em um ato que causa enorme indignação, o TCU votou nesta terça pela abertura de um processo de responsabilização contra o ex-Procurador-Geral Rodrigo Janot e o ex-coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, sob a insólita acusação de que teria havido gastos exagerados para custear a locomoção dos procuradores da Operação.O momento é de perplexidade, pois já se nota que o modelo da Operação, que rendeu notoriedade externa ao Brasil, vai se esmaecendo pela soltura desmotivada de criminosos, afrouxamento das investigações e entrada de novos atores na arena da impunidade.Como se não bastasse, servem tais iniciativas, com ares de perseguição e vingança, para inibir o bom comportamento dos servidores, constrangendo aqueles que se dedicam a cumprir seu papel na defesa da moralidade e do rigor com a coisa pública.Por esses motivos, o PODEMOS lamenta e repudia a decisão da Corte de Contas, que espera seja revista sob o prisma da Justiça, reafirmando, categoricamente, sua confiança e apoio irrestrito aos procuradores da Lava Jato, que cumpriram seus deveres, com louvor e dedicação.

Alvaro Dias (Líder do Podemos), Eduardo Girão, Flávio Arns, Jorge Kajuru, Lasier Martins, Marcos do Val, Oriovisto Guimarães, Styvenson Valentim.

Notícias da mesma editoria