Liberdade tem um preço
CBN Cascavel

Opinião

Liberdade tem um preço

Por Gilson Aguiar em 08/02/2023 - 23:33

A liberdade nos custa. Ela não se explica ou simplifica pela simples expressão dos nossos desejos. Estamos em uma relação direta com outras pessoas e precisamos respeitar a existência do outro.

O que não se percebe é que só há valor a liberdade na existência de uma coletividade onde ela pode ser exercida. A liberdade só é valor a um ser humano onde outros vivem e convivem com ele.

Não se pode ter a ilusão de que a liberdade se dá pela realização do que desejo sem considerar os efeitos que minhas ações geram nas demais pessoas. E isso, ou aprendemos a ter ou nunca poderemos ser realmente livres.

Vivemos agora tempos difíceis na convivência em um ambiente democrático. Onde a liberdade deve imperar como condição fundamental de nossa existência, princípio primeiro da preservação da convivência com as diferenças, nós estamos defendendo o extermínio do oposto, da oposição, daquele que nos é contrário.

Nos últimos anos tem ficado cada vez mais nítido a luta por cercear a liberdade alheia. Isso não pode ocorrer. O que não significa da as pessoas o direito de falarem o que querem na hora que bem entenderem.

Liberdade deve ser tratada com responsabilidade. O ato de escolha vem a acompanhado com assumir as consequências do que se fez e porque se faz. Disto nós não podemos abrir mão. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria