Liderança pública é escolha racional e não emotiva
Pixabay

Opinião

Liderança pública é escolha racional e não emotiva

Por Gilson Aguiar em 02/10/2020 - 09:11

Estamos prestes a escolher a liderança municipal. O prefeito é um líder importante. Ele é o poder executivo mais próximo de nós e o que tem efeito em suas ações com impacto mais sensível em nossas vidas. Se as coisas tem que melhorar, devem melhorar na cidade em primeiro lugar.

O critério para a escolha de um líder deve ser qual? Eu diria que todo o governante é humano e deve ser visto como tal. Não procure um herói, um super humano, busque uma pessoa normal. Não projete no seu líder alguém que você gostaria que existisse, olhe para quem existe. Um homem público não tem nada de extraordinário. Ser um bom gestor deve ser sua virtude. Apenas isso.

Quando vamos escolher uma liderança com responsabilidade há que se ter claro o que é uma necessidade e o que são os desejos e vontades imediatas. Muitas eleições são decididas pelo fato ou sentimento imediato. Se esquece que o julgamento sobre a conduta de qualquer pessoa é uma construção ao longo do tempo e não um único momento.

Muitos homens públicos são condenados por pouco, mesmo tendo feito muito. E muito são exaltados sem ter feito nada. As paixões cegam o olhar mais atento. Nossa vida precisa de uma escolha correta para quatro anos de administração de recursos e necessidades sociais. Um governante tem que ter um olhar mais amplo e uma capacidade de compreensão da dimensão de seus atos. 

Muitos tem uma queda por políticos simpáticos, sorridentes, amistosos. Considero que não pode se confundir a boa educação com a cordialidade interesseira. Muitos que apertam a sua mão podem estar prontos para trair suas promessas porque tem na sua cordialidade apenas uma forma de seduzir e não de cumprir o que prometem e fazer o que devem. 

Por isso, aprenda a escolher e valorizar um líder repensando a forma como se deve encarar os problemas diários. Não fique esperando um milagre, um messias, um salvador da pátria, um iluminado. Construa a saída para seus problemas de forma racional. Compreenda que a solução tem que ser buscada com calma, há tempo para se resolver alguns problemas definitivamente. Porém, é preciso tomar uma atitude hoje e não escolher um líder que promete te levar pela mão.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria