Mal-educado e em futuro
CBN Cascavel

Opinião

Mal-educado e em futuro

Por Gilson Aguiar em 24/02/2023 - 08:00

Se você considera que o abandono escolar afeta apenas uma geração, daquele que abandonou a escola, sinto lhe informar que é um ledo engando. Ela compromete, ao menos, três gerações futuras.

A tendência dos filhos e netos daqueles que abandonaram a educação é de 76%. Os dados são do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento, que também aponta que 58,3% dos brasileiros abandonaram a educação sem terminar o ensino médio.

Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), monstra que nos Estados Unidos, país usado como padrão, o abandono escolar antes do ensino médio é de 29,2%.

Falta de qualificação elimina parte considerável da possibilidade de aprimoramento tecnológico, a criação e inovação. Logo, as possibilidades de investimentos sustentáveis no país se limitam. A renda cai e a qualidade de vida também.

Esta realidade é demonstrada pela pesquisa da consultoria de recursos humanos, a ManpowerGroup. Segundo o levantamento feito com 40 mil empregadores, 81% consideram que não há mão de obra qualificada para a maioria das atividades profissionais que as empresas necessitam. O país é o nono neste quesito, o qual é o pior em 16 anos.

Os problemas de rentabilidade na economia estão diretamente ligados a qualificação. As incertezas e instabilidades são maiores onde há menos trabalho qualificado.

E, voltando ao começo de nossa conversa, a desqualificação daqueles que estão no mercado de trabalho na atualidade irá refletir nas próximas gerações.

Por isso, se você ama seus filhos educa e se educa. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria