Não é apenas retornar, temos que ter um novo ambiente
CBN Cascavel

Opinião

Não é apenas retornar, temos que ter um novo ambiente

Por Gilson Aguiar em 29/11/2021 - 15:45

A Boston Consulting Group (BCG), realizou uma pesquisa, “Como se Preparara Para o Futuro do Trabalho”, e demonstrou que há necessidades urgentes que as empresas devem ficar atentas ao retorno dos seus funcionários.

Feita com 200 mil profissionais e em 190 países, inclusive o Brasil, ela denuncia as mudanças que devem ocorrer no ambiente de trabalho para um retorno seguro, com melhor aproveitamento, principalmente produtividade e resultado.

Pouca gestores estão atentos ao que vai acontecer com suas empresas após a fase mais aguda da pandemia. Tudo indica que o pior já passou e vai se intensificando o retorno ao cotidiano no ambiente de trabalho. Em muitas empresas isso já está ocorrendo.

A questão é: Está ocorrendo de forma adequada? Esta é a questão que muitos líderes devem pensar ao colocarem seus funcionários, liderados, nos mesmos lugares que estavam antes da pandemia como se tudo fosse uma simples “volta ao lar”.

Isso mesmo, muitos consideram a volta ao trabalho neste momento como uma simples retomada do que foi suspenso em março do ano passado. Não é.

Vários fatores contam para que possamos aprender a lição do período de pandemia. Uma delas é que nem todos mundo precisa mais voltar. As empresas devem ter claro que muitas das atividades não precisam mais serem somente presenciais. Elas podem ser feitas home-office. Senão de forma permanente, híbrida.

O uso de tecnologia se demonstrou eficaz e veio para ficar. Se queremos conviver de maneira mais ágil, segura e garantir autonomia para as pessoas, só a mudança das plataformas de trabalho pode gerar esta condição.

Os ambientes de trabalho devem estar preparados para isso. Segundo as orientações da BCN, todas as empresas devem criar um ambiente de foco, integração e lazer. Fazer com que existe lugares adequados para momentos necessários que a empresa passa. Seres humanos precisam estar no lugar certo para gerar o que é certo.

Muito do que é eficiência a ser gerada pode estar em casa, é o local mais adequado para determinadas pessoas. Há quem se viu produzindo mais dentro do ambiente doméstico. Outros, realmente, ainda precisam do ambiente profissional para isso, as vezes pela própria função. Para isso, tem que usar e “abusar” da internet, das comunicações em rede.

O mundo digital virou uma realidade mesmo para quem tem empresas físicas. É preciso garantir o seu espaço na rede mundial de computadores. Estar disposto a dialogar com um cliente a distância e apresentar serviços e produtos. Ouvir a opinião e aprender com as críticas que as plataformas de medida de qualidade apresentam.

Segundo a pesquisa da BCG, as empresas precisam valorizar seus departamentos de RH, Marketing e Tecnologia. São eles o núcleo nervoso para uma retomada mais eficiente do trabalho pós-pandemia e a garantia do aproveitamento das lições que o home-office deixou. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria