O liberalismo não é apenas uma escolha é a condição para escolher
CBN Cascavel

Opinião

O liberalismo não é apenas uma escolha é a condição para escolher

Por Gilson Aguiar em 26/12/2022 - 08:00

A liberdade tem um preço. Nem todos querem pagar por ele. Alguns abrem mão da liberdade para não sentir o peso da escolha e transferir a responsabilidade sobre a própria vida para outro. Logo, se grita tanto por liberdade e não se tem a dimensão de sua responsabilidade.

Hoje, os mancos mentais e falsos intelectuais, os medíocres porta-vozes da mudança gritam que temos que ter liberdade. Porém, tratam o tema com uma superficialidade assustadora. Brincam com coisa séria.

A liberdade é condição que se tem dentro de uma sociedade. E toda a sociedade tem uma finalidade comum. Esta finalidade pode não interessar a grande maioria das pessoas. Dois terços dos que estão me lendo ou ouvindo dirão, eu não estou nem aí para o restante da sociedade, quero realizar os meus interesses, desejos e vontades.

Em cada uma destas palavras, “interesses”, “desejos” e “vontades”, há uma consequência social, mais que isso, elas só podem ser realizadas no conjunto social. Se quero algo, por mais banal que seja, alguém tem que produzir a condição de minha realização. Não há solidão que gere a sua condição na sociedade onde a liberdade é uma busca.

Veja, se estivesse em uma ilha deserta e estivesse sozinho, poderia dizer, não dependo de ninguém, mas teria que ter condições de gerar as minhas possibilidades. Para isso, teria que ter habilidade, tempo, estrutura, condições. Solitário, minhas possibilidades seriam limitadas. Não teria grandes alternativas na minha solidão.

Hoje, a bestialidade dos falsos liberais, dos limitados intelectualmente, que dizem ser liberais na economia e conservadores nos costumes, se esquecem de um princípio tão básico. O liberalismo constitui a busca da satisfação humana pela realização da particularidade, porém, em condições que permitam a convivência dos elementos envolvidos para que a liberdade de cada um se realize.

Sejam mais cautelosos em lidar com a liberdade. Não há banalizem. Não façam um discurso simplista de coisas complexas. Não sejam infantis no trato com a vontade, a escolha, dentro de uma sociedade onde cada vez mais dependemos de outros elementos para realizarmos nossos interesses.

Resumindo, não simplifiquem o complexo e não infantilizem uma discussão séria. Por isso, pessoas que defende a liberdade e o liberalismo de forma coerente, não se deixam levar pela mediocridade do senso-comum que facilita o raciocínio e destrói a verdade.

 

Notícias da mesma editoria