"O supremo poder é do povo", diz Oriovisto

Marco Temporal

"O supremo poder é do povo", diz Oriovisto

Por Fran Tiem em 28/09/2023 - 14:44

Em entrevista à TV Senado, na manhã desta quinta-feira (28), o líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães (PR), comentou sobre o Projeto de Lei 2.903/2023, que estabelece a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O projeto foi aprovado ontem no plenário do Senado Federal, por 43 votos a 21.

Uma semana antes, no dia 21 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por 9 votos a 2, a tese do marco temporal.

Na avaliação do líder, não há disputa entre o Senado e o STF. 

Player Ouça

A tese do chamado marco temporal, defendida por proprietários de terras, estabelece que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial nesta época.

Em 2009, ao julgar o caso Raposa Serra do Sol, território localizado em Roraima, o STF decidiu que os indígenas tinham direito à terra em disputa, pois viviam nela na data da promulgação da Constituição. De lá para cá, passou-se a discutir a validade do oposto: se os indígenas também poderiam ou não reivindicar terras não ocupadas na data da promulgação.

Com Assessoria 

Notícias da mesma editoria