Partidários da infância
CBN Cascavel

Opinião

Partidários da infância

Por Gilson Aguiar em 02/11/2022 - 08:36

Temos que defender a democracia. Podemos não gostar dos seus efeitos, mas ela não pode ser abandonada. Uma república democrática tem seus momentos de tensão e embates, porém, a regra do jogo deve ser mantida a qualquer preço.

E ela que dá sentido ao jogo. Justiça é fazer valer a lei. E é exatamente isso que os caminhoneiros que bloqueiam estradas estão fazendo, desrespeitando-a.

Este mundo da invenção da mentira como verdade cansa. O pior, mobiliza pessoas em torno de uma fantasia.  Faz acreditar que a realidade vivida por um é a mesma de outros. Alucinação tola leva a radicalismo e degeneração da ordem. Como questionar alguém que vive em um mundo paralelo.

Precisamos de paz. Incitar o conflito, a violência, nunca levou o país a lugar algum. Toda a saída extrema é arrependimento. Resumir a vida em um único ato é vender por pouco o que nos custou muito a ser construído.

Se somos adultos, e cidadãos tem a prerrogativa de ser, não podemos ter atitudes infantis. Agir como crianças mimadas que não aceitam o resultado das urnas é um retrocesso.

Pessoas maduras aprendem a resiliência e a apostar na capacidade de mudança dentro de uma regra de bom-senso. Gente madura aprende a ter paciência e fazer as coisas de forma lúcida. O adulto promove o diálogo, a criança faz birra.

Enfrentar os nossos problemas e encarar a realidade não é coisa de criança e esse país não é um playground. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria