"Perda grande ao Paraná, Francischini não cometeu crime algum", diz presidente do PSL em Cascavel

Política

"Perda grande ao Paraná, Francischini não cometeu crime algum", diz presidente do PSL em Cascavel

Por José Roberto Benjamin em 29/10/2021 - 12:37

Em entrevista à CBN Cascavel nesta sexta-feira (29) o presidente do PSL em Cascavel, Nelsinho Padovani, criticou a decisão de ontem do TSE de cassar o mandato do deputado estadual Fernando Francischini. “Foi cassado por um crime de opinião; não existe crime se não está na Lei”, diz Padovani

Francischini foi o mais votado da história do Paraná com 427.749 votos. A chapa elegeu oito parlamentares.

 

Player Ouça Nelsinho Padovani

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na quinta-feira (28), por 6 votos a 1, cassar o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL), por uso indevido de meios de comunicação social na corrida eleitoral de 2018.

A decisão foi tomada em decorrência de uma transmissão ao vivo feita por Francischini no dia da eleição, em que o parlamentar, então deputado federal, disse estar ocorrendo fraude no cômputo de votos, de modo a impedir a eleição de Jair Bolsonaro como presidente.

As declarações foram feitas cerca de meia hora antes do fechamento das urnas, por meio de uma live no Facebook. De acordo com os autos do processo, o vídeo teve mais de 70 mil visualizações ao vivo e 400 mil compartilhamentos, tendo recebido 105 mil comentários.

No entender da maioria do TSE, o deputado sabia não haver provas de suas declarações, mas ainda assim seguiu com a narrativa de fraude eleitoral, com o intuito de influenciar o resultado final da votação, conduta considerada grave. Esta é a primeira vez que um deputado é cassado pelo TSE por disseminar fake news (notícias falsas) sobre o processo eleitoral.

Notícias da mesma editoria