Pessoas de 50 anos ou mais com comorbidades serão vacinadas nesta terça (18) nas UBSs
Imagem Ilustrativa Pixabay

Saúde

Pessoas de 50 anos ou mais com comorbidades serão vacinadas nesta terça (18) nas UBSs

Por Fran Tiem em 17/05/2021 - 16:00

Pessoas com 50 anos ou mais, com doenças crônicas, serão vacinadas nesta terça-feira (18). A vacinação será nas unidades de saúde.

As UBSs e USFs vão aplicar o imunizante anticovid somente no período da manhã, entre 8 e 12 horas. Durante a tarde, as unidades atenderão pessoas que fazem parte da campanha de vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, entre 13h e 16h45.

“A ideia, nesta semana, é avançar gradualmente o grupo de comorbidades. Começaremos por 50 anos e, conforme o andamento, daremos continuidade ao cronograma, sempre avaliando o processo com segurança e informações”, afirma Ali Haidar, Gerente de Atenção Básica de Cascavel.

As coordenadoras e enfermeiras receberam, na tarde de hoje (17), orientações sobre as próximas fases e puderam tirar dúvidas sobre a descentralização das doses contra a covid.

A secretaria salienta que os pacientes com doenças preexistentes precisam apresentar a declaração, assinada e certificada pelo médico, o documento ficará retido no momento da vacinação.

O modelo está disponível no portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), com a comprovação que a pessoa tem algum dos 22 tipos de doenças preexistentes listadas no Plano de Imunização Contra a Covic-19, do Ministério da Saúde (veja lista).

No termo, o médico precisará declarar que o paciente está sob seus cuidados e, por fim, assinalar a veracidade e autenticidade das informações descritas na declaração, sob pena de responsabilização pelo Código de Ética Médica e Código Penal.

As pessoas que são acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter a comorbidade comprovada pela unidade de saúde.

Também seguem sendo vacinados, por agendamento pela UBS, as pessoas com deficiências e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), acima de 50 anos.


Serviço

Vacina contra a Covid para 50 anos ou mais com doenças crônicas

Horário: 8h e 12H

Dia: 18 maio

Local: nas UBSs e USFs

 

Vacina contra Influenza e demais doses

Horário: entre 13h e 16h45

Dia: a partir de 18 maio

Local: nas UBSs e USFs

CRONOGRAMA

Professores

Paralelamente, nesta terça-feira (18) Cascavel vacina professores da rede municipal, estadual e particular do ensino fundamental, com 55 a 59 anos.

Os profissionais precisam comprovar que atuam em creches, pré-escola, ensino fundamental I e II, Ensino Médio, Cursos profissionalizantes e EJA.

 

Serviço

Dias: 18 a 21 de maio

Local: Centro de Eventos

Horário: 8h e 17H (conforme a disponibilidade de doses).

 

Os trabalhadores devem levar a declaração assinada pela direção do estabelecimento de ensino, informando o vínculo e atividade desempenhada que ficará retida pelos imunizadores.

No ato da vacina, todas as pessoas obrigatoriamente, independente do grupo, devem ter em mãos documento com foto, cartão nacional de saúde ou CPF, e ainda o comprovante de residência.

 

 

Notícias da mesma editoria