Portos do Paraná desmentem boato sobre caso de Coronavírus em Paranaguá
Imagem Reprodução - Paraná Portal

Epidemia

Portos do Paraná desmentem boato sobre caso de Coronavírus em Paranaguá

Por Redação via Assessoria em 28/01/2020 - 11:13

Depois que começou a circular a informação sobre um possível caso de Coronavírus em um tripulante de um navio atracado no Porto de Paranaguá, a administração dos Portos do Paraná divulgou uma nota afirmando que não há nenhum relato sobre a doença.

Os boatos começaram na última semana pelas redes sociais. De acordo com a Portos do Paraná “a guarda portuária e a equipe médica do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (OGMO) foram a bordo do navio GreatPraise, que está atracado no berço 208” e não constataram a doença.

Além disso, a empresa reforçou que “está em contato com a Anvisa e demais órgãos de saúde e que todas as medidas necessárias já são adotadas”.

Ainda na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou medidas preventivas contra a doença, mesmo não havendo nenhum caso confirmado de infecção no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Pelo menos cinco países já registraram casos de Coronavírus desde dezembro do ano passado: China, Coréia do Sul, Tailândia, Japão e Estados Unidos.

A China é o país com o maior número de casos, com 2.761, além de 80 mortes por conta da doença.

O Coronavírus pode ser transmitido pelas gotículas respiratórias, por tosse e espirros em curta distância, sendo também transmitido por objetos contaminados. O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada.

O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 14 dias.

Os sintomas, nos casos mais leves podem parecer com gripe ou resfriado comum, com tosse, febre e dificuldade para respirar. Já os casos mais graves podem evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Notícias da mesma editoria