Professor, entre a retórica e a realidade
CBN Cascavel

Opinião

Professor, entre a retórica e a realidade

Por Gilson Aguiar em 15/10/2021 - 09:08

O professor não tem muito prestígio neste país. Apenas na retórica. A escola e a educação devem ser a casa da ciência. E olha que foi a ciência que nos salvou na pandemia. Vacina é resultado de pesquisa. Mas na terra do fake, professor não tem privilégio. Gostamos é de uma boa mentira e vivemos a espera de um milagre.

Hoje é o dia de lembrar da pessoa que tem a responsabilidade de formar e informar. Um profissional que nessa pandemia fez de tudo para não deixar que a distância, o isolamento e a crise que atingiu uma grande parte dos alunos, principalmente das instituições públicas, não acabacem com o sentido de educar.

Ser professor para mim é uma honra. Sou há mais de 30 anos. Amo minha profissão. Sei da responsabilidade que tenho. Considero fundamental o poder de usar da ciência para dar aos seres humanos a capacidade de pensarem e repensarem a si e ao mundo a sua volta. Sou convicto de que só a compreensão racional da realidade nos fará dar um sentido humano a nossa existência.

Porém, não me iludo. Este país ainda está longe de compreender a importância de se propagar o conhecimento e dar a ele um sentido para superar os obstáculos para todos. Onde se quer manter a ignorância para garantir interesses de uma minoria, a educação é uma ameaça. Mas, como um bom professor, vamos continuar lutando. Porque entre muitos que nós educamos há os que são esperança.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria