Projeto da Polícia Militar transforma ruas de São João em salas de aula
Foto: Polícia Militar

Educação

Projeto da Polícia Militar transforma ruas de São João em salas de aula

Por Redação via Assessoria em 14/06/2019 - 07:00

Já pensou estar dirigindo pela cidade e, de repente, ser parado por uma blitz policial formada exclusivamente por crianças? É exatamente o que a população de São João, no Sudoeste do Paraná, presenciou nas vias da cidade de uns tempos para cá.

Na atividade mais recente, que aconteceu na terça-feira (11), a Polícia Militar, por meio do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), levou cerca de 15 meninos e meninas, com idades entre 5 e 6 anos, às ruas da região, para a realização de aulas práticas de conscientização no trânsito, dando continuidade ao projeto "Educando Crianças Para o Trânsito", já desenvolvido pela corporação desde maio.

O projeto em questão é um planeamento do Poder Público junto ao Conselho de Segurança do município, e os ensinamentos são ministrados nas salas de aula da Escola Municipal Castro Alves, para alunos do Pré II. Lá, cidadania, educação no trânsito, higiene e primeiros socorros são apenas alguns dos temas expostos desde maio, mês em que a ação começou a ser executada.

"Investir na educação é melhor do que reeducar", afirma um dos policiais encarregados por conduzir as atividades, o cabo Anderson Goldacker. "Nosso objetivo principal é demonstrar às crianças que o policial está do lado das pessoas boas. Por isso, como agentes de segurança pública, fazemos o possível para que estes garotos cresçam com a consciência de que tomar atitudes certas, sem dúvida alguma, é a melhor escolha", completa. E o caminho para o alcance mais efetivo dos objetivos idealizados foi propor o envolvimento maior dessas crianças nas aulas, que passaram a ser conduzidas fora das quatro paredes de ensino.

O tradicional uniforme escolar deu lugar à fardinhas da PM, e o ambiente acadêmico foi substituído pelo mundo de opções de aprendizagem que o trânsito pode oferecer. Nas ruas, os pequenos se transformam, ao menos por um dia, em policiais militares mirins, e atuam na aplicação de "minimultas" aos infratores, que se comprometiam, a partir disso, com a entrega de um pacote de doce aos alunos, uma junção de colaboração e conscientização que, para o 3º BPM, tem tudo para dar certo.

O cabo ainda conta que a ideia surgiu em 2018, e que o foco da corporação, de maneira arrojada, era aproveitar a campanha do Maio Amarelo deste ano para dar início aos procedimentos. "Quando idealizamos tudo, precisamos correr com toda a documentação e burocracia para conseguirmos arrecadar recursos para as fardas que os alunos utilizam durante as atividades, e os demais gastos para a confecção de banners, cartazes e as nossas minimultas", conta.

As próximas aulas práticas estão programadas para ocorrer na cidade de Coronel Vivida. Toda a parte teórica da ação vai até o mês de setembro, quando o projeto será finalizado com a realização de uma formatura. Os que participaram do projeto serão agraciados com a entrega de lembranças e de um certificado de conclusão.

Assessoria

Notícias da mesma editoria