Projeto completa 20 anos alertando sobre violência psicológica

Quebrando o Silêncio

Projeto completa 20 anos alertando sobre violência psicológica

Por José Roberto Benjamin em 26/08/2022 - 10:30

Em entrevista à CBN Cascavel nesta sexta-feira (26) o teólogo Anderson Badu e a psicóloga Ellen Fraga falaram do projeto "Quebrando o Silêncio" e as ações que serão desenvolvidas neste sábado (27), em Cascavel, de alerta e orientações no que diz respeito a prevenção e  combate à violência psicológica envolvendo, principalmente, crianças.

O último sábado do mês de agosto será de ruas movimentadas e auditórios cheios em oito países da América do Sul. As ações do projeto "Quebrando o Silêncio" acontecem no dia 27, trazendo orientações sobre prevenção e caminhos para superar a violência psicológica. 

Levantamentos feitos por diferentes órgãos voltados à saúde e à segurança constatam que a violência psicológica é o tipo de abuso mais recorrente, antecedendo, em muitos casos, outras formas de agressão. Está presente nos lares e ambientes acadêmicos e de trabalho, sob a forma de ofensas, chantagens e ameaças. Por não ser um ato físico, fica velado e subnotificado aos órgãos de segurança. No entanto, a violência psicológica é classificada como crime em diversos países, dado o seu potencial danoso à vítima.

O projeto Quebrando o Silêncio é promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e se propõe a auxiliar no combate e prevenção de diversos tipos de vício e abuso. Neste ano, o tema da violência psicológica foi escolhido para pautar as ações da campanha, que ocorrem no dia 27 de agosto na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, e se estendem ao longo de todo o ano. 

Player Ouça Anderson Badu e Ellen Fraga

Notícias da mesma editoria