Quem disse que tem ética na política?
CBN Cascavel

Opinião

Quem disse que tem ética na política?

Por Gilson Aguiar em 09/11/2022 - 08:00

Qual o principal objetivo de quem governa? Continuar governando. E o que deve fazer o governante para isso, tudo o que estiver ao seu alcance. Esta lógica não é minha, é de Maquiavel. E ele está correto em sua análise.

Para se ter mudanças é preciso se ter o poder nas mãos. Não existe outra forma de se fazer a diferença que não seja ter capacidade de influencias as forças que pode promover as transformações.

Contudo, há um limite, para se manter o poder é preciso manipulas as forças que o sustentam. Uma delas é o povo, mas não a única. Se em determinado momento o povo é elemento vital para legitimar um governo pelo voto, ele pode deixar de ser durante a governabilidade.

Vamos pensar de uma forma simples, todos os presidentes da república, desde Fernando Henrique Cardoso, governaram com aliança com os deputados do centrão. Mas o que é o centrão?

Durante o contexto da Revolução Francesa (1789), havia um grupo política que se sentava no parlamento francês chamado “Pântano”, por causas dos “sapos” que vivem enfiados na água, segundo os opositores, para não ter a cabeça cortada.

Este grupo era o mais numeroso do processo revolucionário francês, sempre articulando e fazia o equilíbrio entre a dita “direita” extrema, nobreza, e os grupos de direita ou esquerda, girondinos e jacobinos.

Em sua maioria, os deputados da “planície” ou “pântano” sobreviveram ao processo revolucionário. Sempre souberam lidar com as condições adversas e se manter, se não no poder, ao lado dele.

Por isso, o pragmatismo do Congresso brasileiro, que tem na maioria de seus deputados uma representação clara da população brasileira, qual o seu principal objetivo, manter-se. O povo no seu dia a dia e os deputados o mais próximo o possível do pode e de suas benesses. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria