Quem tem medo de dirigir?

Comportamento

Quem tem medo de dirigir?

Por Fran Tiem em 28/09/2023 - 15:30

Tarefas de rotina, como se deslocar até o local de trabalho, ir ao supermercado, levar os filhos na escola ou os pais ao médico, que são corriqueiras para a maioria das pessoas, podem ser um ato frustrante e tirar o sono de muitas outras. Isso tem nome. É a amaxofobia, mais conhecida como medo de dirigir.

 Esta fobia está presente na vida de 6% da população com CNH, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet). Significa falar de cerca de 2 milhões de brasileiros, de um total de 74,3 milhões de motoristas habilitados, conforme dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A maioria dos casos é de mulheres (92%), somente porque a fobia acomete mais a elas, em geral.

Sobre o assunto conversamos com Salete Coelho Martins, psicóloga especialista em Psicologia do Trânsito e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Única especialista nessa área no Sul do país e também uma referência nacional sobre o tema da amaxofobia, que é o medo de dirigir. Criadora do método Psicontran que, desde 2006, já ajudou mais de 3 mil pessoas a voltarem a dirigir.

Player Ouça

Notícias da mesma editoria