Somos as nossas ações ou intenções?
CBN Cascavel

Opinião

Somos as nossas ações ou intenções?

Por Gilson Aguiar em 27/12/2023 - 12:15

Como podemos definir uma pessoa?

Como podemos definir uma pessoa? Acredito que a melhor forma são suas atitudes. Uma pessoa é o que faz. O comportamento define o “posicionamento de um ser humano no mundo”.

Logo, a cada ação que tomamos temos que tomar cuidado. Estamos comunicando a humanidade o que consideramos o correto a ser feito diante da situação que nos encontramos.

Tome cuidado com o comportamento que tem, ele expressa suas escolhas e quais os valores que o determinaram.

O valor do arrependimento

Porém, podemos ser condenados eternamente por uma escolha que fazemos? Não! Para isso, há o arrependimento. Errar pode nos fazer melhorar. Podemos mudar de posição através de uma nova ação.

É tão simples, não podemos desfazer o que ocorreu, o passado está aí. Mas, ele é referência para uma nova ação. Há sempre uma oportunidade de uma nova ação fundada nas experiências e percepções das consequências.

Diante disso, temos duas coisas a fazer. A primeira é cuidar dos nossos atos, refletir a cada ação. E a segunda é não renunciar ao direito ao arrependimento, de agir diferente expressando a mudança.

Não se está condenado a uma condição, porém, há que se aprender com a condição que se tem.

Saber onde estamos é melhor começo

Aceitar o que se é nos dá o primeiro passo para a superação. Tendo ciência do ponto que estamos podemos definir com precisão o que desejamos. Nos deslocar com direção e sentido permite a dimensão do que devemos fazer para chegar onde se deseja.

É engraçado o quanto as pessoas compram a ideia de que há seres perfeitos, que não erram, e que seus atos são coerentes em uma constante inquestionável. Todos erramos e somos imperfeitos.

Partindo deste princípio, não temos o que temer, apenas aprender. Agir e se arrepender, refazer os atos, melhorar, fazem parte deste processo.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria