Superação da crise depende de cada um
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Superação da crise depende de cada um

Por Gilson Aguiar em 08/05/2020 - 08:37

Não adianta ficarmos esperando o poder público, as empresas, por mais que cada um deva fazer a sua parte. Temos que ter a capacidade de agir, nós somos o princípio de qualquer mudança. Se queremos ver esta crise superada é do comportamento particular que se contamina a vida social.

O Paraná tem bons números de enfrentamento a Covid-19 em comparação com outros estados. Nas grandes cidades paranaenses há leitos disponíveis, não estamos com uma sobrecarga na estrutura de saúde. Esta é uma condição que nos permite pensar na abertura gradual das atividades econômicas. Mas com responsabilidade.

Não podemos ficar considerando que a vida vai voltar ao normal de um dia para o outro. Não adianta retornarmos ao comportamento que tínhamos antes da pandemia. O que vai fazer com que os efeitos sejam minimizados e que possamos retomar nossas vidas com mais maturidade são os comportamentos que temos que tomar agora. O mais importante é a prevenção.

Ao sair de casa, use máscara, mantenha a higiene pessoal, o distanciamento social. Cobre dos estabelecimentos que cumpra as regras estabelecidas pelos poderes públicos. Oriente as pessoas a sua volta, quem está sob sua responsabilidade, com quem você trabalha e convive. 

Temos que encarar o problema de frente. Não adianta fugir, se enganar, fazer de conta que nada está acontecendo. Tratar a pandemia como um problema menor. Ela tem uma dimensão de grandes proporções e mudou as nossas vidas. Temos que ter uma maturidade a altura do problema que estamos enfrentando. Isto nos faz melhor. Faça sua parte.

 

Player Ouça o comentário

Notícias da mesma editoria