TI do dia à dia
CBN Cascavel

Opinião

TI do dia à dia

Por Gilson Aguiar em 16/12/2021 - 09:00

O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem crescido no Brasil. Se transformou em alguns estados brasileiros em pilar econômico importante, tanto de forma direta, com produtos e serviços, como de forma indireta, ajudando no crescimento de outros setores.

Hoje o país tem mais de 250 mil empresas de TI. Um crescimento de 49% nos últimos 11 anos. Os dados são da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação – Paraná (Assespro – PR). O paraná era o quinto colocado no setor, em 2010 e hoje está na quarta posição muito perto de Minas Gerais, que é o terceiro.

A construção do setor no Paraná, como em grande parte do país, teve o desafio de superar a competitividade canibalesca que já colocou fim em diversos setores considerados promissores. A disputa por mão-de-obra é uma demonstração desta rivalidade. Hoje, o setor aprendeu a ter união e convergência, construir estratégias e resolver juntos problemas comuns a todas as empresas do setor.

O resultado do bom momento do setor de TI se traduz nas inúmeras mudanças que aconteceram na cadeia econômica com a introdução de sistemas operacionais eficientes. Inúmeros setores ganharam com a aquisição de ferramentas tecnológicas. O mundo da inteligência artificial é mais real do que se imagina. Está mais próximo de nós do que imaginamos. Vai ficar mais ainda nos próximos anos.

Esta é uma discussão que vamos nos envolver, quer queiramos ou não. 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria