Transitar implanta Linha Estudantil visando à segurança da comunidade escolar e à redução de conflitos de trânsito no entorno de colégios
assessoria

Transporte

Transitar implanta Linha Estudantil visando à segurança da comunidade escolar e à redução de conflitos de trânsito no entorno de colégios

Por Redação via Assessoria em 16/03/2022 - 17:59

A Transitar, está criando uma linha personalizada visando a comunidade escolar, num primeiro momento, da região central. Batizado de Linha Estudantil, o novo itinerário entra em vigor na segunda-feira (21), e contemplará estudantes, pais, professores e trabalhadores de sete escolas localizadas no trajeto minimizando problemas em pelo menos três frentes de responsabilidade da Autarquia: transporte público, trânsito de pedestres e conflitos de veículos no entorno de escolas.

O projeto-piloto da Linha Estudantil  terá como ponto de partida e chegada o Terminal Nordeste, com um ônibus percorrendo as ruas Ghandi, Barão do Rio Branco, Manaus, Vicente Machado, Paraná, Sete de Setembro, Rio Grande do Sul, Machado de Assis, Afonso Pena, Erechim e Voluntários da Pátria, priorizando os horários de entrada e de saída dos colégios. As saídas do Terminal serão às 6h50 e 12h47; o retorno, a partir dos colégios será às 11h35 e 13:03. No trajeto, o veículo fará paradas conforme a necessidade dos passageiros, próximo aos colégios Marilis Faria Pirotelli; Marista; Eleodoro Ébano Pereira; Auxiliadora; Wilson Joffre, Gladis Maria Tibola e Elite, conforme o mapa anexo.

A ideia surgiu com o retorno das aulas presenciais, que impactou na demanda de passageiros estudantes, a qual estava reprimida nos últimos dois anos devido à pandemia. Relatório da ValeSim aponta que do dia 17 de fevereiro, quando a maioria das instituições retomou as aulas, até o dia 15 de março, o número de cartões estudantes ativos – ou seja, aptos a adquirir e usar créditos de estudante – saltou de 4.605 para 6.610, um aumento de 43,54%.

 

A presidente da Transitar, Simoni Soares, salienta que com esse transporte personalizado, a Transitar atende a uma necessidade de locomoção, oportunizando maior comodidade aos pais, que podem optar por deixar os alunos no terminal, por exemplo, ou acessar o ônibus no trajeto dessas vias, e de lá eles seguem para os seus destinos em condições mais seguras de embarque e desembarque, na calçada e próximo ao estabelecimento de ensino, reduzindo os riscos de acidentes e o tempo de espera pelo transporte em via pública. “Planejamos com cuidado o trajeto, de forma que as paradas sejam o próximo possível dos colégios, para que se evite travessias desnecessárias de vias, além de encurtar o tempo que os estudantes permanecerão aguardando o transporte em frente aos colégios ou nos pontos de ônibus. E para os pais ou pessoas que normalmente transportam os estudantes com veículo próprio, há redução de custos, de tempo e de dificuldade de estacionar em frente aos estabelecimentos de ensino”, avalia Simoni.

Notícias da mesma editoria