Uma terceira guerra mundial, seria possível?
CBN Cascavel

Opinião

Uma terceira guerra mundial, seria possível?

Por Gilson Aguiar em 14/03/2022 - 07:35

Estamos próximos de uma terceira guerra mundial? Espero que não e acredito que caso isso ocorra, terá realizado uma controvérsia imensa sobre as consequências de uma destruição em massa. O choque que a humanidade daria sobre si com a possibilidade de um extermínio em larga escala, onde os civis são o principal alvo.

Um dos fatores que me faz pensar na impossibilidade de uma guerra é a rede mundial econômica. Os efeitos de uma guerra mundial seriam devastadores para todos os cantos do mundo em uma proporção nunca vista nas duas grandes guerras anteriores.

Cada canto do Planeta nunca esteve tão integrado como agora. Uma destruição desta rede de dependência levaria a perda de condições de produção vitais para a sobrevivência humana e de economias nacionais e regionais estejam elas onde estiverem. Ninguém estará seguro em lugar algum com a ocorrência de um conflito militar mundial.

A frase de Albert Einstein vale mais do que nunca neste momento. O físico, reconhecido como um gênio mundial, ao falar sobre a possibilidade de uma terceira guerra mundial afirmou que ele não saberia como seria. Mas, sabia como seria a quarta guerra mundial, a base de paus e pedras. Ou seja, nada sobraria no mundo com uma terceira guerra marcada pelo uso de armamentos nucleares.

O mundo disputaria uma guerra em que não haveria perdedores. O ex-secretário norte-americano, Henry Kissinger, que atuou durante a Guerra Fria, entre 1968 e 1976, afirmou que a polarização entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética eram um campo estreito de negociação, mas que nunca se pensava em uma ação extrema da guerra mundial. Para ele, era como um jogo de xadrez. As duas superpotências militares jogavam com o mundo como se fosse um tabuleiro, mas não pensavam em dar xeque-mate por ter que ver o jogo destruído.

Agora estamos vivendo mais uma vez um momento de crise entre duas superpotências militares. Mais que isso, as armas nucleares não estão mais polarizadas por duas forças geopolíticas, elas estão espalhadas pelo mundo. A destruição total nunca esteve pulverizada.

Vamos torcer para que nada aconteça e que a paz prevaleça. Porém, fica a lição nas falas de Kissinger e Einstein estão presentes em nossos ouvidos. Elas são uma demonstração de que a destruição militar em larga escala é uma possibilidade constante. No momento de interesses extremos, nossas vidas estão muito além de nosso controle.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria