A Defesa Civil do Paraná firmou contrato com a empresa norte-americana Enterprise Electronics Corporation (EEC) para modernizar o radar meteorológico de Cascavel. Com valor de R$ 3,5 milhões e duração de 20 meses, o contrato prevê a substituição de hardware e software, garantindo a plena operação do equipamento. O investimento integra um pacote de R$ 8 milhões destinados à gestão de riscos e desastres no estado.
Em entrevista à CBN, o 1º Tenente Eduardo H. Langner Chellay, chefe do 4º e 7º Núcleo de Atendimento Regional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com sedes em Cascavel e Umuarama, destacou a importância da atualização tecnológica para reforçar o monitoramento meteorológico e ampliar a capacidade de resposta às situações extremas.
Enquanto isso, a Defesa Civil de Cascavel segue em alerta diante das frequentes tempestades que atingem o município, muitas vezes acompanhadas de granizo e ventos fortes. Para atender prontamente as famílias afetadas, o órgão mantém equipes treinadas e estoques abastecidos com lonas e telhas, garantindo uma resposta rápida e gratuita em situações emergenciais.
A atuação segue os três pilares da Defesa Civil: Prevenção, Resposta e Recuperação. Em 2025, mais de 100 famílias já foram atendidas com a entrega de mil telhas e mais de três mil metros quadrados de lona, assegurando que ninguém fique desassistido diante dos efeitos das chuvas intensas.