A celebração dos 202 anos da Independência do Brasil em Cascavel, no Oeste do Paraná, teve início no final da tarde deste sábado (07) e quando acabou já era noite. Cerca de 45 mil pessoas participaram do ato cívico.
O civismo estava presente nos olhos de cada uma das quase 12 mil pessoas que desfilaram e nas milhares de outras que acompanharam o evento nas arquibancadas e ao longo de toda a extensão por onde o desfile passou. Foi uma grande festa cívica.
A população assistiu ao desfile confortavelmente nas arquibancadas. O prefeito Leonaldo Paranhos não escondeu a emoção ao ver cada grupo passar pela avenida. Além das escolas das redes municipal e estadual, entidades e o Exército participaram da solenidade.
“O dia 7 de setembro é simbólico. Nós mudamos, inclusive, o horário, foi uma grande festa no final da tarde, entrando pela noite, com toda a infraestrutura para as pessoas: arquibancadas, cadeiras para recepcioná-las, e, pelo que eu vi, a população participou intensamente desse grande dia”, enfatizou o prefeito.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou que mais de 80 entidades se inscreveram para participar do desfile. “E pela primeira vez temos um número expressivo de crianças, são mais de 3 mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas que estão conosco”, observou.
Para o general Evandro Luiz Amorim Rocha, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a data celebra a união do povo brasileiro há 202 anos. “Hoje nós comemoramos e damos o exemplo para os nossos jovens, para que eles sigam amando a pátria como nós amamos”, destacou Amorim