Governo do Paraná entrega 173 ônibus escolares
Foto: Gilson Abreu/AEN

Transporte

Governo do Paraná entrega 173 ônibus escolares

Por Redação via Assessoria em 03/04/2023 - 14:00

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira mais 173 ônibus escolares do programa Caminho da Escola. Os veículos foram adquiridos por aproximadamente 58 milhões de reais, com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional. A partir de agora, os ônibus serão utilizados para o transporte de estudantes matriculados na rede pública de ensino de 139 municípios paranaenses. A entrega faz parte de uma renovação da frota escolar, cujo objetivo é garantir mais conforto e segurança aos alunos e funcionários da educação envolvidos. Desde dezembro de 2022, o Caminho da Escola recebeu um investimento de 117 milhões de reais para a aquisição de 340 veículos. Metade dos recursos é proveniente do tesouro estadual e outra metade de emendas da bancada federal do Paraná, beneficiando 204 cidades dos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os ônibus foram adquiridos por meio de um pregão eletrônico organizado pela Secretaria de Estado da Educação. Segundo o governador, a conclusão da entrega dos novos veículos faz parte de uma ampla estratégia de fortalecimento da educação pública paranaense. Ele citou como exemplos as obras de reformas e melhorias das escolas, aquisição de novos materiais e equipamentos, reforço na merenda, inclusão de novas disciplinas no currículo escolar, adoção de novas ferramentas digitais de ensino e programas de intercâmbio para estudantes e professores

Player Ouça

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a aquisição dos novos ônibus é prioridade da atual gestão estadual, cujos aportes dobraram o alcance da iniciativa. 

Player Ouça a reportagem

Na avaliação do prefeito Marcelo Roque, de Paranaguá, município que recebeu sete veículos desde o início do Caminho da Escola, a iniciativa garante mais tranquilidade aos estudantes e familiares

Player Ouça a reportagem

Outro a destacar a medida foi o prefeito de Mallet, na região Centro-Sul, Moacir Szinvelski. Segundo ele, a renovação da frota escolar municipal conta com a aprovação de toda a comunidade escolar.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, participou  em Curitiba, da entrega de mais 173 ônibus escolares, de um total de 340, destinados ao transporte dos estudantes das escolas municipais e estaduais do Paraná. Os 173 ônibus, investimento de R$ 58,5 milhões, foram adquiridos com recursos dos governos estadual e federal.
Segundo Zeca, metade dos recursos são a partir da ação da bancada federal do PT.

Player Ouça a reportagem
Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria