Mostra “Rádio em Movimento” comemora os 100 anos do rádio no Brasil

Comunicação

Mostra “Rádio em Movimento” comemora os 100 anos do rádio no Brasil

Por Redação em 13/09/2022 - 17:05

Paraná tem três representantes na mostra promovida pela ABERT. Um deles será escolhido, por votação popular, para representar o estado em exposição em Brasília.

A mostra “Rádio em Movimento”, uma iniciativa da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) une arte e cultura ao homenagear o centenário do rádio e da Semana de Arte Moderna. A ABERT contou com o apoio das associações estaduais de radiodifusão, incluindo a Aerp. São 81 rádios modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940, personalizados por três artistas de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.

Agora estes rádios fazem parte de uma exposição virtual, para que seja escolhido um representante de cada Estado, por votação popular. O mais votado de cada estado será exposto, em novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília, quando a ABERT comemora 60 anos de fundação. É possível escolher a obra preferida até o dia 25 de setembro, no site da ABERT.

ARTE PARANAENSE

Conheça os três artistas paranaenses convidados pela Aerp para participar da mostra Rádio em Movimento:

Ariane Labre – “Paraná Conectado”

Os 100 anos do rádio e da Semana de Arte Moderna estão presentes na obra “Paraná Conectado”, de Ariane Labre. Ela usa como referência as ondas sonoras que levam informação pelo céu paranaense, além de homenagear os traços artísticos de Tarsila do Amaral. As araucárias, símbolo paranaense, também se destacam na obra.

@arianelabre – Ariane Labre, arquiteta carioca, radicada em Curitiba desde 2.000. Durante sua trajetória de vida teve a oportunidade de conhecer os contrastes e realidades dos brasileiros nas muitas cidades em que morou. A necessidade de ampliar seu processo criativo, da arquitetura, para a as artes visuais, foi uma forma natural de desenvolvimento como meio de explorar a liberdade. Trabalha com pintura, instalações e fotografia, sendo o uso de materiais que iriam para descarte como peças de madeira, chapas e troncos, e também faz projetos Expográficos e Curadoria, todos fazendo parte de uma forma de explorar as formas de expandir a arte e a ocupação do espaço. Participou de diversas exposições, incluindo 3 participações na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, com pintura, fotografia e Curadoria.

Bruno Cruz – “Fascínio”

As memórias do artista, sua admiração pelos avós e o apreço que tinham pelo rádio estão retratados em paixões compartilhadas pelo brasileiro: família, futebol, música, religiosidade e o rádio.

@brunocruz.art – Bruno Cruz é um artista visual paranaense, natural de Telêmaco Borba. Sua conexão com a arte vem desde a infância, sendo sua primeira inspiração um quadro de grafite sobre papel feito por sua mãe durante a gestação. Essa história o fascinava e o levou a tentar reproduzir o desenho várias vezes, notando seu interesse sua mãe passou a aplicar alguns exercícios que aguçaram sua percepção artística. Em Curitiba, onde morou durante 8 anos, teve contato com a fotografia e costumava registrar o cotidiano da cidade. Desde então, Bruno trilhou caminhos que o levaram a ter a arte como profissão. Inspirado pelas histórias contadas, fotografias documentais, músicas e memórias, o artista transita entre o passado e presente.

Luiz Gustavo Vida – “O Som que Anda”

O rádio com rodas, o som que anda. Com a informação, o rádio nos leva às novidades mundiais. A evolução da comunicação, a agilidade, o tempo que corre, evolui. No rádio e no mundo, tudo é cíclico.

@lgvidal – Luiz Gustavo Vidal é curitibano, advogado, artista visual, desenhista, ilustrador, gravador, muralista e realizador de arte urbana. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no Exterior, possuindo obras em varias instituições. Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Diretor do Museu Alfredo Andersen e do Centro Juvenil de Artes Plasticas, tendo sido o primeiro presidente da Comissão Nacional de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB.

Acesse para votar  - https://www.abert.org.br/radioemmovimento/pr/

Notícias da mesma editoria