Em entrevista ao CBN Paraná desta quinta-feira (17) Edson Vasconcelos, presidente eleito da Fiep, falou dos desafios a partir de outubro ao comandar a Federação das Indústrias do Paraná pelos próximos quatro anos.
A eleição ocorreu na última terça-feira (15), Edson Vasconcelos conquistou 63 votos contra 32 do candidato de Curitiba Rommel Barion.
No Paraná, a indústria movimenta o equivalente a R$ 111,1 bilhões anualmente, o que representa 26% do PIB total do estado. O montante equivale a 7,5% do PIB Industrial brasileiro, o que coloca o parque industrial paranaense como o quarto principal do país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Tudo isso é feito por um conjunto de mais de 71,8 mil empresas que estão sob a representação institucional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) - incluindo a indústria de transformação, setor da construção civil, serviços industriais de utilidade pública e demais serviços industriais. Todas essas empresas são responsáveis por mais de 977 mil empregos diretos.
Entre os setores industriais paranaenses que se destacam no cenário nacional, o Estado ocupa o primeiro lugar na produção de carne de frango e de tilápia, além de liderar a produção de madeira para papel e celulose e a exportação de madeira serrada e compensado. O parque industrial paranaense também abriga o segundo principal polo produtor de leite e de suínos do Brasil e é o terceiro na produção de veículos.