Quatro maiores universidades do Paraná decidem no domingo sobre suspensão das aulas em razão do coronavírus

Universidades

Quatro maiores universidades do Paraná decidem no domingo sobre suspensão das aulas em razão do coronavírus

Por Redação via Assessoria em 14/03/2020 - 17:45

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez uma reunião na tarde desta sexta-feira (13) para discutir a questão do coronavírus em relação às atividades na instituição.

Diretores de setor, pró-reitores e demais membros da comunidade da UFPR puderam manifestar opiniões sobre a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas durante a pandemia do Covid-19 — que, por recomendação de órgãos internacionais de saúde, desestimula a aglomeração de pessoas.

“A reunião foi aberta e serviu para perceber a preocupação, hegemônica entre os presentes, de que a situação pede medidas que ajudem a diminuir a circulação do vírus para evitar um quadro pior no futuro para a saúde pública.”, informa a UFPR.

Em vídeo, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, explica que a decisão sobre a suspensão ou não das atividades será definida numa nova reunião no próximo domingo (15) com  integrantes das quatro maiores universidades do Paraná — UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Positivo e Pontifícia Universidade Católica (PUC). O horário do encontro e o local ainda não foram definidos – deve acontecer, possivelmente, pela manhã na UFPR, diz a assessoria.

De acordo com o reitor da UFPR, trata-se de uma “situação delicada”, cuja contribuição das universidades é demandada pela opinião pública. “Hoje de manhã divulgamos uma série de medidas a serem tomadas pela comissão, mas isso não significa que não estejamos avaliando, passo a passo, as condições de cada medida. Sabemos que existe uma grande preocupação da comunidade com as atividades acadêmicas, de pesquisa, de pós-graduação e administrativas dentro da instituição”, afirma.

Durante a reunião desta sexta-feira (13) foram levantados o impacto da pandemia sobre diversas frentes de atuação da universidade, como ensino (atividades pedagógicas), pesquisa (manutenção de laboratórios e de pesquisa de monitoramento contínuo), extensão (que inclui atendimento à comunidade), bancas de defesa, bibliotecas, hospital universitário, ginásios e eventos.

A comunidade da UFPR inclui 38,8 mil alunos de graduação e de pós-graduação e quase 6 mil servidores (técnicos e docentes), em seis cidades.

Palotina

Orientada pela comissão da UFPR, a diretoria do Setor Palotina suspendeu as atividades acadêmicas, incluindo atendimento administrativo e ao público, entre esta sexta e a segunda (16), devido ao conhecimento sobre casos suspeitos do novo coronavírus entre membros da comunidade do campus. A ideia é que o setor reavalie a situação na segunda.

 

Notícias da mesma editoria