O salário mínimo regional do Paraná para 2020 vai aumentar. O reajuste de 5,86% é 1,75 ponto percentual acima do nacional. O percentual foi aprovado nesta segunda-feira (13), em votação no Conselho Estadual do Trabalho.
Ele eleva o piso de 1.306 reais para 1.383 reais e 80 centavos na categoria 1, que pode chegar, conforme a categoria, até 1.599 reais e 40 centavos, que é o valor pago a técnicos de nível médio.
O salário mínimo regional é uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para as categorias que não têm sindicato. O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, da que o reajuste vale desde o primeiro dia do ano.
Segundo o governador Ratinho Junior, o aumento do salário mínimo é uma medida de fortalecimento da economia.
Pela primeira vez na história, o percentual de aumento ficou acima do reajuste do salário mínimo federal. Historicamente, o piso salarial paranaense é reajustado pelo mesmo percentual aplicado para o reajuste do Salário Mínimo Nacional. Porém, como o governo federal mudou este ano a política de cálculo e decidiu reajustar o salário mínimo apenas pela inflação, ou seja, sem aumento real, a definição sobre o percentual paranaense foi votada no Conselho Estadual do Trabalho.
O órgão é um conselho tripartite, que tem a participação de representantes do poder público, de empregados e empregadores.
O órgão é um conselho tripartite, que tem a participação de representantes do poder público, de empregados e empregadores.
CBN Curitiba