Saúde estuda transformar enfermarias do Hospital de Retaguarda em leitos de UTI
Imagem Assessoria

Covid-19

Saúde estuda transformar enfermarias do Hospital de Retaguarda em leitos de UTI

Por Fran Tiem em 23/03/2021 - 19:11

Na noite desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou que está estudando a possibilidade de transformar os 28 leitos de enfermaria existentes no Hospital de Retaguarda em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Com isso, o hospital passaria a contar com  leitos exclusivos de UTI.

De acordo com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, o estudo se deve a alta de manda e a grande quantidade de pacientes intubados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e que aguardam por um leito de UTI. As UPAs não são locais adequados para manter pacientes em ventilação mecânica ou intubados.

“Objetivamos com esta proposta oferecer mais leitos qualificados para os nossos pacientes além de otimizar o uso de insumos e medicamentos que no momento estão em falta. Também os recursos humanos seriam otimizados”, explica o secretário.

O mapa diário de ocupação de leitos divulgados pelo Consamu apontava nesta manhã, somente nos 25 municípios da 10ª Regional de Saúde, 45 pacientes aguardavam por um leito de UTI.

Notícias da mesma editoria