A presidente da Transitar, Simoni Soares, esteve na Acic no início da manhã desta quarta-feira para uma conversa com empresários sobre proposta de alterações no EstaR, o Estacionamento Regulamentado. O encontro, presidido por Genesio Pegoraro, contou com as presenças também dos presidentes da Amic, Jovane Borges, e do Sindilojas, Leopoldo Furlan.
Simoni apresentou pontos da proposta e explicações técnicas sobre cada uma delas. Ela deixou claro que são os empresários, por meio de suas entidades, que vão ajudar a definir mudanças que serão implementadas. A meta do EstaR, de acordo com a presidente da Transitar, é dar rotatividade às vagas de estacionamento, que são limitadas, nas áreas comerciais da cidade. No entanto, esse objetivo não tem sido alcançado ao longo dos anos por vários fatores.
Um dos maiores desafios é enfrentar o “jeitinho” que algumas pessoas dão para driblar o sistema. Em todas as modalidades empregadas até agora, na tentativa de dar respostas melhores à comunidade, houve manobras que prejudicaram o processo. Na época dos cartões impressos, alguns usavam canetas nas quais a tinta podia ser apagada, e o mesmo podia ser utilizado várias vezes.
Simoni conversou com a CBN Cascavel sobre os estacionamentos rotativos.