TSE derruba registro e cassa mandado de Deltan Dallagnol
Foto arquivo

Ficha Limpa

TSE derruba registro e cassa mandado de Deltan Dallagnol

Por José Roberto Benjamin em 16/05/2023 - 21:55

O plenário do TSE decidiu nesta terça-feira (16), por unanimidade, derrubar o registro de candidatura e cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba. A cassação foi decidida com base na Lei da Ficha Limpa.

O TSE considerou que Dallagnol fraudou a Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF, em novembro de 2021. Segundo o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, ele escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível.

Dallagnol pode recorrer da decisão, mas a perda do mandato tem efeito imediato. O ex-procurador pode apresentar embargos contra o entendimento dos ministros do TSE e até levar o caso ao Supremo Tribunal Federal.

Nota de Deltan Dallagnol

"344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro".

Player Ouça Deltan Dallagnol
Player Ouça ADVOGADO PAULO PEGORARO JÚNIOR, DOUTOR EM DIREITO
Player Ouça ADVOGADO HÉLIO IDERIHA JÚNIOR, CRIMINALISTA
Player Ouça ADVOGADO LUCIANO KATARINHUK, CRIMINAL E ESPECIALISTA EM DIREITO ELEITORAL

Notícias da mesma editoria