1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná

Caciopar

1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná

Por Fran Tiem em 16/06/2023 - 12:07

Sete deputados, prefeitos, vereadores e presidentes de entidades do setor produtivo participam de um evento inédito nesta sexta-feira (16) em Cascavel. É 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná. Evento criado com a finalidade de debater os principais gargalos que inibem o verdadeiro potencial de crescimento da região.

Entre os temas, destaque para uma melhor conexão entre autoridades políticas da região e o setor produtivo, segurança jurídica e investimentos em infraestrutra e logística. 

Player Ouça Alci Rotta, presidente do Codesc e vice-presidente do POD

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, ACIC, Ciro Canabarro também falou da importância do Fórum.

Player Ouça Presidente da ACIC, Ciro Canabarro

O Deputado Gugu Bueno (PSD) ,falou da importância da aproximação dos representantes do Estado com representantes da Região Oeste.

Player Ouça deputado estadual Gugu Bueno
Player Ouça deputado estadual Hussein Backri

Entre os assuntos Marco Legal e a Ferroeste, tema que o deputado federal Nelsinho Padovani (União Brasil) abordou junto com o presidente da sociedade rural Paulo Orso. 

Player Ouça deputado federal Nelsinho Padovani

Luiz Henrique Gonçalves, coordenador do Plano Ferroviário Estadual, apresentou um balanço da Ferroeste e do projeto da Nova Ferroeste

Player Ouça Luiz Henrique coordenador do Plano Ferroviário

Também o setor produtivo participante do fórum busca debater com a Itaipu Binacional sobre os investimentos na região oeste.

Conversamos com o deputado Marcel Micheletto (PL) da Frente Parlamentar para acompanhar a renegociação do Tratado de Itaipu.O grupo de trabalho vai monitorar as tratativas e negociações da Hidrelétrica Itaipu Binacional relativas às bases financeiras de um trecho do Tratado após a quitação do financiamento contraído para construção da usina. Sócios no empreendimento, é tarefa de Brasil e Paraguai renegociar os termos do documento, firmado há 50 anos. O financiamento, pago este ano pela hidrelétrica, foi adquirido na década de 1970.

 Estima-se que o pagamento da dívida vai acrescentar em torno de US$ 2 bilhões à receita da hidrelétrica. Além disso, outro ponto de discussão do Tratado diz respeito à cessão da energia não utilizada. Dessa forma, a Frente Parlamentar constituída pela Assembleia vai acompanhar a renegociação do acordo, debater políticas públicas voltadas ao estado, acompanhar o impacto financeiro nos 15 municípios lindeiros e os reflexos das tarifas para a população paranaense.

Player Ouça deputado estadual Marcel Micheletto

Será encaminhado um documento para os deputados Estaduais e Federais, também para o  Governo do Estado com as sugestões dos temas debatidos no Fórum. 

Sobre essa aproximação, o deputado Hussein Backri (PSD), líder do governo na Assembleia  lembrou do fortalecimento entre a gestão e a população.

1º FÓRUM DO OESTE INTEGRA ATORES NO ENFRENTAMENTO DE GARGALOS REGIONAIS

Sinergia, união e conexão foram as palavras mais repetidas durante a primeira edição do Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná realizado nesta sexta-feira, 16, no Auditório Cascavel, na Acic. “Felizmente, fomos ouvidos e principalmente compreendidos, porque a finalidade desse trabalho é aproximar os mais diferentes atores da região para, juntos, refletir sobre os principais gargalos inibidores do desenvolvimento do Oeste, eleger e empregar os métodos certos para superá-los”, acentuou o presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere.

Cerca de 250 pessoas de toda a região participaram do evento. “São presidentes e diretores de entidades do setor produtivo, empresários e líderes interessados em contribuir para a construção de uma região ainda mais forte e de oportunidades”, explica Ghellere. Nove deputados participaram dos debates – os federais Sergio Souza, Nelsinho Padovani e Elton Welter, e os estaduais Hussein Bacri, Marcel Micheletto, Márcio Pacheco, Gugu Bueno, Oziel Luiz/Batatinha e Luiz Corti. Prefeitos, vereadores e secretários de municípios do Oeste também estiveram presentes.

O primeiro painel foi sobre Infraestrutura, que tratou sobre ferrovia, rodovias e energias renováveis. Um dos maiores desafios da região é melhorar e tornar mais baixo o custo de transporte de riquezas ao Porto de Paranaguá. Um contêiner demora de cinco a sete dias para chegar ao litoral e, mesmo assim, o número de vagões é bastante limitado. Isso explica porque grande parte da produção segue por caminhões, o que dobra o preço em relação ao que se pagaria por ferrovia, disse o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Fagundes.

São necessários cerca de R$ 1,5 bilhão para vencer o gargalo que torna a viagem de trem do Oeste a Paranaguá lenta e cara. Por isso, há anos o Estado trabalha na Nova Ferroeste com traçado de 1.304 quilômetros, ligando Paraná e Mato Grosso do Sul. “A expectativa é que no início de 2024 as licenças ambientais estejam liberadas, permitindo colocar em prática novas etapas do projeto”, segundo Fagundes. O presidente da Ferroeste, André Gonçalves, falou de um plano de ação que melhorou os resultados da empresa e reduziu os custos em 42% de 2019 para cá.

O vice-presidente do POD (co-realizador do Fórum), Alci Rotta Júnior, moderador do painel, falou sobre a nova concessão de rodovias. “Esse é um tema importantíssimo, porque conviveremos com o pedágio por 30 anos”. O consenso na região é de tarifa conectada com a real capacidade de pagamento da região e melhorias com obras. Novo terminal de cargas, atração de novos voos e homologação da nova pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu são alguns dos temas prioritários da região de fronteira, enumerou o presidente da Acifi, Danilo Vendrusculo.  O subtema Energia foi apresentado por Rafael Gonzalez, do Cibiogás.

Agronegócio

O segundo painel foi sobre Agronegócio, com destaque ao direito à propriedade e à taxação do agro. “O agro é a mola de desenvolvimento do Oeste e do Brasil. O artigo 5º da Constituição garante um direito fundamental, o da propriedade. Não somos contra a reforma agrária nem contra o índio, pelo contrário. Somos contra invasão e violência”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, lembrando que se o marco temporal na questão das demarcações de áreas indígenas cair, então a terra do Brasil estará nas mãos de ogns internacionais.

O advogado Juliano Murbach falou sobre taxação no agro, acentuando que sem ele o País teria dificuldades de fechar suas contas no azul. Devido principalmente à questão climática, o agro precisa ser tratado de forma diferente porque, do contrário e com tributos desproporcionais, isso poderá significar desemprego e aumento de informalidade. Tiago Risso, diretor de Negócios da Cresol, informou sobre Seguro e crédito rural, e o presidente da Funtec, Renato Tracht, sobre Conectividade Rural. “Sem investimentos nessa área, o agro não alcançará as produtividades que já pode atingir”, afirmou.

Itaipu

O terceiro painel focou A atuação regional da Itaipu. O presidente do PTI, Irineu Colombo, disse que o novo governo seguirá, à frente da usina, os eixos da sustentabilidade, social e infraestrutura. O Parque Tecnológico Itaipu, seguiu ele, vai ampliar, por meio de três fundos, repasses a startups e a empresas de perfil inovador. “Seremos generosos em projetos à geração de empregos e criação de empresas”, disse Irineu. Evandro Grade, presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, lembrou que há boa sintonia com o novo comando da Itaipu, gerando expectativas de bons frutos à região. O presidente da Amop, Beto Lunitti, apontou que a união é o melhor caminho para a construção de uma região próspera.

Encaminhamentos

Os deputados também se manifestaram e foram unânimes em parabenizar a ideia do evento e se colocaram à disposição para pensar estratégias à superação das dificuldades apontadas. “Há vontade de tornar esse fórum em permanente. Vamos elaborar síntese do que foi apresentado aqui e enviá-la a todos os parlamentares e ao governo estadual”, disse Lucas Ghellere, que sugeriu também incluir um tópico no documento priorizando a área da segurança pública.

Assessoria

Notícias da mesma editoria