20ª Regional de Saúde confirma caso de H3N2 em Toledo
Assessoria

Região

20ª Regional de Saúde confirma caso de H3N2 em Toledo

Por Fran Tiem em 20/12/2021 - 17:00

A Secretaria de Saúde de Toledo e a 20ª Regional confirmaram, nesta segunda-feira (20), um caso de H3N2, síndrome gripal causada pelo subtipo do vírus Influenza A. A pessoa tem 30 anos e é do sexo feminino. Apresentou sintomas no dia 7 de dezembro, coletou exame no dia 9, retornou ao serviço de saúde do município no dia 11 e foi transferida, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos, para uma unidade hospitalar em Cascavel, na mesma data. O resultado positivo foi emitido pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) na última quarta-feira (15).

O vírus não é novo, mas começou a circular com mais intensidade nos últimos meses e a vacina da gripe aplicada neste ano não possui muita eficácia no seu combate. Como é um vírus respiratório, a transmissão acontece de forma parecida com a do coronavírus. “É de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pela tosse, espirro, fala, entre outros meios, como superfícies contaminadas”, explica o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti.

Os sintomas da gripe causada pelo vírus H3N2 em adultos variam de intensidade e costumeiramente aparecem já nos primeiros dias. Tosse, febre, calafrios, dor de garganta, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo, irritação nos olhos e mal-estar estão entre os sinais. Nas crianças, além de febre, é comum haver o aumento dos linfonodos cervicais e sintomas gastrointestinais. Em muitos casos, o quadro tende a se agravar com evolução para pneumonia.

 Com Assessoria

Notícias da mesma editoria